A Superintendência do Trabalho e Emprego de Rondônia e o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos – DIEESE lançam, nessa quarta-feira (30), no Aquárius Selva Hotel, a partir das 10 horas, o Anuário do Sistema Público de Emprego, Trabalho e Renda – brasileiro, regional e rondoniense – com a participação de representantes de órgãos do governo, dos empresários e dos trabalhadores.
O Superintendente do Trabalho e Emprego de Rondônia, Ruy Parra Motta, explicou que esse lançamento vem acontecendo em todos os estados brasileiros e que esse trabalho é uma parceria do Ministério do Trabalho e Emprego com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos – DIEESE.
“Trata-se de mais uma importante ação de disseminação das estatísticas do mercado de trabalho, disponibilizando uma base de indicadores essencial para a transparência na avaliação e planejamento dos gestores públicos e privados”, explicou Ruy Motta.
“Esta é uma publicação financiada com recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) e tem o objetivo de fornecer elementos para o conhecimento da realidade do mercado de trabalho brasileiro, regional e rondoniense. É uma coletânea de indicadores sobre programas e políticas públicas voltadas para a disseminação das informações sobre Mercado de Trabalho, Intermediação de Mão de Obra, Seguro Desemprego, Qualificação Social e Profissional (PNQ), Economia Solidária, Programa de Geração de Emprego e Renda (Proger) e Juventude, subsidiando o trabalho da Superintendência Regional do Emprego e Trabalho, das Secretarias Municipais e Estadual de Trabalho, das Comissões/Conselhos Municipais e Estaduais de Emprego e dos demais agentes públicos e privados com foco nas ações do Sistema Público de Emprego, Trabalho e Renda em Rondônia”, disse Angela Schwengber, técnica do DIEESE responsável pela coodenação do seminário e apresentação do Anuário durante o lançamento.
“A publicação retrata o mercado de trabalho brasileiro com profunda heterogeneidade estrutural, refletida na diversidade de ocupações, algumas com proteção social (trabalhista e previdenciária), outras com elevado grau de precariedade. Esta realidade impõe um enorme desafio aos gestores de fomentar a universalidade, transversalidade e a integração das políticas públicas de emprego, trabalho e renda. Finalmente, o Anuário elaborado pelo DIEESE, em parceria com o MTE, torna-se uma importante ferramenta para os formuladores de políticas públicas do país”, destacou o Superintendente do Trabalho e Emprego em Rondônia, Ruy Motta.