O Inbravisa – Instituto Brasileiro de Auditoria em Vigilância Sanitária informa que a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo , em resposta ao alto número de mortos pela gripe A (gripe suina), 50 pessoas até agora, anunciou a distribuição do medicamento antiviral utilizado no tratamento da doença, o Tamiflu, e que poderá ser retirado em 50 postos que serão implantados pelo governo até a próxima sexta-feira – 07/8/2009.
O Tamiflu poderá ser retirado mediante a apresentação de receita médica, e garante que qualquer médico, indepentemente da unidade de saúde (particular ou pública), pode receitar o medicamento.
A receita do Tamiflu e o formulário específico para pedir o remédio ficará disponível no site da secretaria nos próximos dias, e deve ser assinado e preenchido pelo médico do paciente.
O INBRAVISA divulgou nesta terça-feira (04/8/2009), que subiu para 50 o número de mortes por gripe suína no Estado. O último balanço registrava 37 óbitos. Com as novas 13 mortes em São Paulo, chega a 129 o número de vítimas fatais no País.