Nota divulgada pelo Ministério da Saúde nesta sexta-feira (24) informa que no boletim Epidemiológico da Influenza de quinta-feira (23), por um erro técnico, foram computadas cinco mortes a mais no Rio Grande do Sul por Influenza A (H1N1). O número correto de óbitos no Estado é de 11 mortes. Com isso, somam 29 os óbitos confirmados no Brasil pela doença até o dia 22 de julho. Portanto, a taxa de mortalidade por gripe suína A (H1N1) no Brasil é de 0,015 por 100 mil habitantes. As demais informações presentes no boletim permanecem inalteradas. O Ministério da saúde lamenta o equívoco nas informações anteriormente divulgadas.
Os municípios do Rio Grande do Sul com casos de gripe suína A (H1N1) terão aumento no número de leitos de UTI, em caráter emergencial, até setembro. O anúncio foi feito pelo secretário da Saúde, Osmar Terra, em reunião na tarde desta quinta-feira (23), com os prefeitos de Uruguaiana, Sanchotene Felice, de Quaraí, João Carlos Gediel, e de Barra do Quaraí, Maher Jaber Mahmud.
A reunião ocorreu no Aeroporto Rubem Berta, em Uruguaiana, e teve a participação também dos secretários municipais de Saúde de São Borja, Rosário do Sul e Itaqui, e do deputado estadual Frederico Antunes.