Segundo a Meteorologia CPTEC/INPE, hoje (25/11), as chuvas fortes localizadas atingirão o sul, sudoeste e leste do RS, SC (exceto o litoral), centro-leste do PR, SP (exceto o extremo oeste e litoral), norte de MS, Triângulo Mineiro, sul de MG e áreas serranas do RJ, sul de GO, MT, RO, AC e oeste do AM.
Segundo a previsão do CPTEC/INPE para as regiões do Brasil, nesta quarta-feira (25/11) ocorrerá chuva no centro-sul e leste do RS e oeste de SC. Chuva que continuará sendo forte em algumas cidades e ainda poderá continuar causando transtornos à população das áreas atingidas. Áreas de instabilidade associadas ao calor e a alta umidade do ar deixarão o dia nublado com pancadas de chuva a qualquer hora do dia entre o AM e AC, Centro-Oeste, demais áreas do Sul do Brasil, além de SP, centro-sul e triângulo de MG, grande parte de SP (inclusive Capital), sul e oeste do RJ. Em algumas cidades destas áreas espera-se chuva localmente forte. Existe uma pequena chance de pancadas rápida e localizada de chuva no centro-sul do MA e do PI, sul do CE e no oeste de PE. Nas demais áreas da Região Nordeste, no norte do PA e em grande parte do AP, ES, norte do RJ e centro-norte de MG a massa de ar quente e seco deixará o dia será com predomínio de sol, poucas nuvens e muito calor. As temperaturas estarão elevadas na maior parte do país.
Os modelos climáticos indicam que a fase ativa do fenômeno El Niño na região do Pacífico Equatorial continuará pelo menos até o início de 2010. Neste sentido, a previsão climática de consenso do CPTEC/INPE aponta para a classe mais provável de chuvas abaixo da média histórica no norte das Regiões Norte e Nordeste do Brasil no decorrer do trimestre dezembro de 2009 e janeiro e fevereiro de 2010.
Os totais pluviométricos devem variar entre as categorias normal a acima da normal climatológica na maior parte das Regiões Sudeste e Centro-Oeste. Para as demais áreas do Brasil, a classe mais provável é de totais pluviométricos próximos à climatologia. Neste trimestre, há maior probabilidade de valores de temperatura do ar acima da normal climatológica nas Regiões Norte e Nordeste e em parte das Regiões Sudeste e Centro-Oeste. Na Região Sul e no leste da Região Sudeste, as temperaturas estão previstas em torno da normal climatológica.