Uma frente fria organiza nuvens carregadas e chuvas sobre boa parte do Sudeste, Centro-Oeste e Norte nesta manhã de terça-feira. Os destaques das últimas horas foram as chuvas moderadas em Santa Cruz, na zona oeste do Rio, uma chuva forte com trovoadas na Capital Cuiabá e o alto volume de chuva acumulado em Vila Bela da Santíssima Trindade, no sudoeste de Mato Grosso, onde choveu quase 83mm em apenas 18 horas, mais de cinco vezes a média climatológica da região. Nuvens carregadas também provocaram chuvas constantes no leste do Nordeste, com destaque para as Capitais Recife e Aracaju. No Sul, a entrada de uma massa de ar polar deixa o tempo aberto e as temperaturas mais baixas, com mínima de apenas 6°C na Serra de Santa Catarina.
Previsão para os próximos dias
As áreas de instabilidade dão origem a uma nova frente fria, que será responsável por chuvas generalizadas em boa parte do Brasil até a próxima sexta-feira, dia 28 de agosto. São previstos acumulados de até 50mm no sudoeste de Minas Gerais, algo em torno dos 30mm no Distrito Federal e extremo sudoeste da Bahia, e entre 5mm e 15mm no centro e leste de Santa Catarina e no Paraná.
Ao norte do país, áreas de instabilidade provocam chuvas generalizadas no leste e norte do Nordeste e no litoral da Região Norte. Também há previsão de chuvas fortes no oeste do Amazonas e no Acre, com acumulado de até 100mm em cinco dias.
Não há previsão de chuvas apenas no Rio Grande do Sul, sul e oeste de Santa Catarina, oeste e sudoeste de Mato Grosso do Sul, sudoeste de Mato Grosso e centro e sul de Rondônia. Com relação à temperatura, a previsão é de elevação ao longo dos próximos dias.