Segunda edição do “Café com Browser” contou com a participação do direto de Engenharia e Projetos Especiais da Fundação Mozilla, Chris Hofmann
O W3C (Consórcio World Wide Web), entidade com escritório brasileiro baseado na sede do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), realizou na última sexta-feira a segunda edição do evento Café com Browser. A iniciativa, que reuniu 30 pessoas, entre desenvolvedores de agências digitais, provedores, governo, software house e empresas de TI, contou com a participação do diretor de Engenharia e Projetos Especiais da Fundação Mozilla, Chris Hofmann; e do diretor da Taboca, Márcio Galli.
Na ocasião, Hofmann comentou sobre a evolução do navegador Firefox e seu crescimento em todo o mundo. De acordo com o executivo, atualmente ele é considerado o browser mais conhecido na Europa e os números referentes à sua utilização Brasil também chamam a atenção. A empresa registrou um salto de 1 milhão de usuários diários, em 2007, para 3,5 milhões, em 2009.
O executivo abordou ainda alguns dos principais desafios da Web, aspectos relacionados à velocidade, segurança, interoperabilidade e compatibilidade, atuais dispositivos e a facilidade de navegação nesse ambiente. Questões que, segundo ele, ainda podem passar por um processo de evolução e melhorar, efetivamente, a qualidade da Web.
“Estamos diante de uma dinâmica de mercado bastante diferente. O objetivo do encontro foi mostrar um cenário de inovação, onde padrões emergentes podem se consolidar e possibilitar novos processos de experimentação no desenvolvimento da Web em sites, aplicações e add-ons”, finaliza Chris Hofmann.
O evento foi transmitido ao vivo pela Internet e o conteúdo completo da apresentação está disponível no link: http://www.w3c.br/cafecombrowser/firefox. A iniciativa também foi repercutida no twitter por diversos participantes. Para visualizar os comentários acesse: #cafecombrowser.