Com a assinatura do documento de transferência das terras da União para o município de Porto Velho, Governo Federal e Prefeitura irão beneficiar mais de 20 mil moradores dos bairros Socialista e Mariana, com a entrega do título definitivo de suas áreas, através do Programa de Regularização Fundiária desenvolvido desde 2005 pela atual administração.
O sonho fomentado por mais de 20 anos por aquelas famílias, se tornou realidade na tarde desta sexta-feira (19), no campo do Princesão do bairro Socialista, momento em que a Ministra chefe da Casa Civil, Dilma Roussef e o prefeito Roberto Sobrinho, assinaram o documento de repasse da propriedade, uma área de 473 hectares denominada Gleba Aliança. Centenas de moradores prestigiaram o ato.
A solenidade é parte das ações do Mutirão Arco Verde – Terra Legal. A doação da área foi concluída no início de junho, 120 dias após a solicitação da administração municipal e mobilizou um grupo de trabalho formado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário, Ministério das Cidades, Secretaria do Patrimônio da União, Incra e Prefeitura de Porto Velho.
“É muito bom chegar aqui e dizer aos moradores: vocês vão receber a tão sonhada escritura de suas casas. O sonho se tornou realidade! Como já aconteceu para milhares de famílias que gratuitamente receberam a escritura de posse das áreas onde vivem. Por um documento como esse o cidadão não pagaria menos de R$ 2 mil, e Governo Federal e Prefeitura estão entregando de graça para vocês”, disse o prefeito Roberto Sobrinho, ao abrir seu discurso.
Em seu pronunciamento Dilma Roussef reafirmou o compromisso do presidente Lula que é governar para todos os brasileiros, olhando sempre com mais cuidado para aqueles que mais necessitam. “O presidente Lula já morou em casas que não eram dele, por isso, sabe a diferença que é o cidadão morar em uma casa que é sua, com a certeza de que ninguém vai o mandar sair”, afirmou.
Sua vinda a Porto Velho, segundo disse a ministra, atendeu ao pedido do presidente Lula. “Ele me disse: Dilma, vá lá e faça a entrega da posse daquela área ao povo sofrido do Socialista. Cumpra a promessa que eu fiz quando estive lá”, revelou a ministra, anunciando que as áreas serão repassadas em nome das mulheres, compromisso que foi reafirmado pelo prefeito Roberto Sobrinho.
“Não desmerecendo os homens, ministra Dilma, é que as mulheres são mais responsáveis pela família. Antes de pensar em qualquer outra coisa, elas olham primeiro a necessidade de seus filhos. Jamais vão deixá-los passando fome”, ressaltou o Roberto Sobrinho, acrescentando que 72% das mais de 15 mil escrituras entregues pela Prefeitura, estão em nome das mulheres.
Além da presença do Ministro das Cidades, Márcio Fortes, da secretária nacional do Patrimônio da União, Alexandra Rechke, a cerimônia também contou com a participação do vice-prefeito, Emerson Castro, da primeira-dama Lucilene Peixoto, dos senadores Valdir Raupp e Fátima Cleide e dos deputados federais, Marinha Raupp e Eduardo Valverde. A chefe de gabinete do prefeito Mirian Saldanã, Vereadores e secretários municipais também prestigiaram o evento.