Aproximadamente cem pessoas participaram na última sexta-feira de mais uma reunião do Programa do Governo Federal, Território da Cidadania, no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Semed), em Ji-Paraná. Estiveram reunidos na ocasião representantes dos 12 municípios que fazem parte do Território Central de Rondônia. Segundo informações do Secretário Municipal de Governo de Ji-Paraná, Rui Vieira, o objetivo principal da reunião foi a definição de estratégias para a implantação efetiva de todos os projetos, dos sete eixos temáticos, que serão beneficiados com um total de R$ 156.868.698,66 em 2009.
Segundo Rui, a reunião foi bastante produtiva. “Conseguimos aprovar por unanimidade a logomarca do Território Central. Criamos mais duas gerências temáticas, a de agricultura e pesca, e ciência e tecnologia. Definimos toda a estratégia para elaboração dos projetos, além de aprovar o reingresso de Alvorada do Oeste no Território Central”, explicou. Os eixos temáticos trabalhados pelo Território da Cidadania envolvem atualmente 69 ações nas áreas: direito e desenvolvimento social; organização sustentável da produção; saúde, saneamento e acesso à água; educação e cultura; infraestrutura; apoio à gestão territorial; e ações fundiárias.
Agora, vencidas algumas etapas, o Secretário explicou que a prioridade é a elaboração de todos os projetos, da forma mais rápida para que possa ser aproveitado todo o recurso disponível. Na ocasião, os representantes de Ji-Paraná apresentaram como sugestão, o trabalho realizado no município com a criação, por meio de decreto, de uma comissão especial para coordenação das ações do Território. “Apresentamos o nosso trabalho e também nos surpreendemos com a agilidade do Vale do Anari que já elaborou seus projetos. Parabenizamos esta equipe”, comentou Rui.
Próximo passo
Segundo Rui Vieira, o próximo passo é o aceite dos projetos por parte da gerência do Território Central. Os municípios deverão apresentar os projetos, a gerência liberará a carta de aceite, e o município seguirá com o documento para Brasília, ficando então no aguardo da liberação dos recursos. “Agora é o momento de transformar esses projetos em realidade, a população clama por isso”, concluiu.
Recurso a parte
Durante o evento ficou determinado que, até o próximo dia 25, todos os projetos de infraestrutura, referentes ao Proinf, serão encaminhados ao Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) em Brasília, para o aguardo dos recursos e execução.