Nos dias 02 e 03 de abril acontecerá no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Semed), a Reunião do Colegiado do Território da Cidadania. O evento visa traçar o plano de ação do programa para o ano de 2009.
A abertura da reunião acontecerá no dia 02 (quinta-feira) às 9 horas da manhã. Com a presença do Prefeito José de Abreu Bianco, articuladores estaduais do território da cidadania e ainda representantes dos ministérios do Governo Federal. Além de Ji-paraná, outros 12 municípios devem participar do encontro.
Há um ano, a população do Território da Cidadania Central de Ji-Paraná/RO é beneficiada com a integração das ações de ministérios e órgãos do Governo Federal que estimulam o desenvolvimento regional e asseguram os direitos sociais.
Em 2008, o Governo Federal investiu R$97,7 milhões no Território. Neste ano os investimentos continuam, o Governo Federal vai destinar mais R$ 136,5 milhões para ações de apoio a atividades produtivas, cidadania, desenvolvimento social e infra-estrutura.
Esses recursos vão possibilitar a ampliação de ações de assistência técnica e infraestrutura para agricultores familiares, assentados da reforma agrária, pescadores e populações tradicionais, além de programas como o Pronaf, Luz para Todos, Bolsa Família, Saúde da Família, Farmácia Popular e Brasil Alfabetizado.
O Território da Cidadania Central Ji-Paraná/RO, é formado pelos municípios de Alvorada D’ Oeste, Governador Jorge Teixeira, Jaru, Ji-Paraná, Mirante da Serra, Nova União, Ouro Preto do Oeste, Presidente Médici, Teixeirópolis, Theobroma, Urupá, Vale do Anari e Vale do Paraíso. São 309.943 habitantes, sendo que 111.484 vivem na área rural.
A Central de Ji-Paraná tem 20.119 agricultores familiares, 7.076 famílias assentadas, 207 famílias de pescadores e duas terras indígenas.
Fonte: Decom