Representantes dos 13 municípios que fazem parte da Região Central do programa Territórios da Cidadania em Rondônia estarão reunidos na manhã de hoje (14), a partir das 9 horas, no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Semed) de Ji-Paraná, para apresentação das estratégias e providências para desenvolvimento do plano de ação dos projetos que serão implantados nestas localidades. Essas representações se dão em forma de colegiado, composto por lideranças das três esferas governamentais e sociedade organizada.
Após um longo período de estudo, verificação das necessidades de cada município e composição de um plano de ação, que foi enviado à Brasília, chegou a hora da elaboração dos projetos para aplicação das verbas já destinadas a cada um. São R$ 156.868.698,66 em recursos a serem aplicados em projetos nas áreas de: direito e desenvolvimento social; organização sutentável da produção; saúde, saneamento e acesso à água; educação e cultura; infraestrutura; apoio à gestão territorial; e ações fundiárias.
Em Ji-Paraná, o prefeito em exercício, José Otonio Lima Silva (PSDB), nomeou via decreto, uma comissão especial para coordenar as ações do Territórios da Cidadania no município, que deverão atuar em áreas específicas, que são: infraestrutura, educação, regularização fundiária, produção, ciência e tecnologia, cultura, ação social, design, apoio ao programa e saúde.
Segundo informações do presidente da comissão e também Secretário Municipal de Governo, Rui Vieira, “Ji-Paraná, como município pólo da Região Central do Territórios da Cidadania, já traçou uma nova dinâmica para agilizar a completa aplicação dos recursos disponíveis, dando mais efetividade para elaboração dos projetos de forma que o município tire o maior proveito possível dos valores reservados”.
A equipe de Ji-Paraná esteve reunida no Palácio Urupá, na última quarta-feira, para elaboração dessa nova dinâmica de trabalho, que estará colocando em prática, a partir da reunião de hoje, que acontecerá no auditório da Semed.
O Programa Territórios da Cidadania é uma ação do Governo federal realizado em parceria com os Estados, Municípios e a Sociedade Civil. Em 2008, o Governo Federal investiu mais de R$ 97 milhões no Território Central de Rondônia, beneficiando a população de 12 municípios.