Um poderoso terremoto de 8,0 graus de magnitude atingiu na tarde desta terça-feira a região das Ilhas Samoa, no Pacífico Oriental. O terremoto provocou uma tsunami que devastou áreas costeiras e hotéis, matou mais de 100 pessoas e deixou dezenas de desaparecidos em ilhas do Pacífico Sul. O tremor criou ondas de 4,5 m de altura em várias áreas da região ao redor das ilhas. O epicentro do terremoto foi localizado a 190 km ao sudoeste do arquipélago, a 33 km de profundidade. Um alerta geral de tsunami tinha sido divulgado em todo o Pacífico Sul, mas foi cancelado mais tarde. Pequenas ondas de tsunami chegaram nesta quarta-feira às praias do Japão, a milhares de quilômetros de distância. As ondas de cerca de 10 centímetros atingiram as ilhas ao sul de Tóquio e o litoral norte da ilha de Honshu.
E menos de 24 horas depois do abalo que sacudiu a região das ilhas Samoa, um novo tremor de grande magnitude voltou a ser registrado. Dessa vez o evento ocorreu no sul da Ilha de Sumatra, na Indonésia. O epicentro deste terremoto foi localizado a 50 quilômetros da costa, perto da cidade de Padang. Segundo as informações iniciais algumas casas e pontes desabaram e ocorreram vários incêndios. O evento disparou alertas de tsunamis para toda a região do sudeste da Ásia.
O tufão Ketsana, que se formou no dia 25 no Oceano Pacífico Noroeste, está no momento sobre o Vietnã, enfraquecendo cada vez mais, devendo se dissipar ainda hoje. A tormenta causou a morte de pelo menos 277 pessoas nas entre as Filipinas e o Vietnã.
Já a tempestade tropical Parma, que surgiu no Oceano Pacífico Noroeste no dia 27 na região da Micronésia, fortaleceu nesta madrugada e agora é classificado como tufão de nível 1, com ventos de135km/h/h. As últimas simulações indicam que Parma deverá ganhar ainda mais força e atingir a categoria 4 na escala Saffir-Simpson de classificação de furacões. Por enquanto, Parma está localizado entre as ilhas de Palau e Guam, com rota prevista para noroeste. Há alerta amarelo para chuvas e ventos fortes para as Filipinas e o Vietnã dentro de 72 horas.