A partir de 2010, a Universidade do Estado do Pará (Uepa) e o Instituto Evandro Chagas (IEC) oferecerão curso de mestrado em Biologia Parasitária na Amazônia. O edital do curso, aprovado este mês pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), deverá ser divulgado em dezembro. Inicialmente, serão ofertadas 12 vagas. Poderão concorrer profissionais graduados nas áreas da saúde e biológicas. A seleção será composta por três etapas: prova escrita, entrevista e análise curricular.
Para o professor Robson Domingues, coordenador de Pós-Graduação do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), da Uepa, a formação de professores e pesquisadores mestres em Biologia Parasitária na Amazônia contribuirá para a produção de conhecimento em diversas áreas. “O mestrado vai nos ajudar a responder aos desafios da saúde, educação e meio ambiente que o povo da Amazônia necessita”, afirma.
O IEC oferecerá os laboratórios e pesquisadores para ministrar aulas e orientar aos mestrandos. “O diferencial desta proposta também é a integração entre essas duas instituições que tanto contribuem para a pesquisa em saúde em nossa região”, comentou Jofre Freitas, pró-reitor de Pesquisa e Pós Graduação da Uepa.