Os estudantes e músicos com deficiência visual já podem usufruir de uma ferramenta adequada para a aprendizagem musical. Nesta quarta-feira (dia 2), o software Musibraille será lançado, oficialmente, em Belém, com o objetivo principal de disponibilizar um programa em português que transcreva partituras para o sistema de escrita tátil (o Braille). O lançamento acontecerá na Universidade Federal do Pará (UFPA) e abrangerá uma oficina de capacitação de três dias, voltada, principalmente, aos profissionais de educação musical para trabalhar com os alunos cegos por meio do software.
Financiado pelo Programa Petrobras Cultural 2006/2007, o Musibraille é um projeto da professora Dolores Tomé, da Escola de Música de Brasília, com o professor Antônio Borges, do Núcleo de Computação Eletrônica da Universidade Federal do Rio de Janeiro. A ideia do software surgiu devido à carência, no Brasil, de programas e de pessoas que trabalhem com a técnica da Musicografia Braille, que transcreve um texto musical de qualquer complexidade para a forma tátil, sendo facilmente assimilado pelos deficientes visuais.
Para a professora Dolores Tomé, a união da tecnologia de computação com a técnica da Musicografia Braille é fundamental para garantir a inclusão social dos portadores de deficiência visual. “Queremos, com este projeto, dar para pessoas cegas a oportunidade de terem as mesmas ferramentas das pessoas com visão normal, lendo partituras, escrevendo, compondo e, mais do que tudo, tendo o ingresso nas universidades, faculdades e conservatórios de música com igualdade de oportunidades profissionais”, esclarece a professora.
Na UFPA e nas outras universidades, esse projeto está em um contexto promissor e necessário para os educadores, pois, segundo a professora Valéria Marques, do Curso de Licenciatura Plena em Música, da UFPA, “a partir da promulgação da Lei Federal N.11.769/2008, que torna obrigatório o ensino de música em todos os níveis da educação básica a partir de 2011, temos que assumir a responsabilidade pela preparação de nossos alunos para um campo de trabalho em expansão e que tem como característica a diversidade”.
Além de promover a capacitação do software por todo o Brasil e possibilitar a inclusão dos deficientes visuais no mercado, o projeto pretende manter em seu site uma biblioteca virtual de músicas nacionais e internacionais preparadas para impressão em Braille.
A capacitação que acontecerá na UFPA é gratuita e, para participar, basta preencher a ficha de inscrição e enviar para o e-mail ([email protected]). O software Musibraille será distribuído para os participantes da oficina, além de estar disponível para download gratuito no site do projeto.
Serviço:
Lançamento do software Musibraille
Realização: nesta quarta-feira, dia 2, das 9h às 12h
Local: Auditório Setorial Básico I da UFPA (em frente ao Instituto de Ciências Biológicas – ICB)
Oficina para capacitação do software Musibraille
Realização: dia 02, das 14h às 17h30
Local: Laboratório de Informática do Instituto de Ciências Naturais e Exatas (ICEN -2º andar) da UFPA
Dias 3 e 4, das 8h30 às 12h e das 14h às 17h30
Local: Laboratório de Informática do Instituto de Geociências (IG – Térreo) da UFPA