Centro de tratamento oferece atendimento de alta complexidade para a população, formação de equipes especializadas na área e realização de pesquisas científicas
As baixas temperaturas do inverno e o período de férias escolares são dois motivos de preocupação no que diz respeito à ocorrência de queimaduras. Exatamente nesse período, O Hospital São Paulo – Hospital Universitário da UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo) acaba de entregar para a população, em parceria com Instituto Pró-Queimados (IPQ), uma Unidade de Tratamento de Queimaduras.
Hoje, os principais agentes causadores de queimaduras são o álcool líquido e os líquidos aquecidos. Dentro de casa, o ambiente de maior risco é a cozinha, onde há muitas ocorrências de queimaduras por líquidos aquecidos, especialmente com crianças, mas no inverno, algumas tentativas de aquecer a casa com produtos inflamáveis também terminam em acidentes.
Embora não haja números estatísticos exatos sobre a questão, a literatura médica científica refere-se a 1 milhão de casos ao ano no Brasil e com base nos dados disponíveis, existe na Grande São Paulo um déficit de 60% de leitos disponíveis para tratamento de queimados. Na nova Unidade, há quatro leitos de UTI, seis leitos de internação e toda a infra-estrutura necessária para atendimento do mais alto nível médico-hospitalar, possibilitando a formação e especialização de equipes multiprofissionais e realização de pesquisas científicas na área. “Este centro será um campo de formação para os estudantes de medicina e alunos da residência médica e de estágios neste setor, que estarão prontos e aptos para atender em qualquer Pronto Socorro do Brasil”, destaca a Dra. Lydia Masako Ferreira, professora titular da disciplina de cirurgia plástica, chefe do departamento de cirurgia da UNIFESP.
Além de ampliar a quantidade de leitos para a especialidade, a Unidade oferecerá tratamento diferenciado e terá o foco no desenvolvimento de novas técnicas de auto-transplantes cultivados e de biotecnologia de pele. “No Hospital Universitário você tem a oportunidade de atender todos os aspectos pertinentes ao tratamento associado à pesquisa e ao modelo assistencial. A estrutura montada no Hospital São Paulo permite que seja utilizada qualquer técnica nacional ou internacional de tratamento e na universidade todas essas técnicas são conhecidas e atualizadas”, detalha o Dr. Flavio Novaes, colaborador da Unidade e Presidente da Sociedade Brasileira de Queimaduras.
Para Mira Falchi, presidente do Instituto Pró-Queimados, “a realização deste projeto é a concretização de um sonho. O novo Centro irá atender e beneficiar a população carente com tratamentos da mais alta qualidade e tecnologia”. Há 11 anos, o IPQ promove a reinserção social das vítimas de queimaduras e dá suporte aos familiares por meio da UAS – Unidade de Atendimento Social, trabalhando para atender sua missão de conscientizar a Sociedade da gravidade de uma queimadura e quão complexo são seu tratamento e reabilitação.
A queimadura deve ser sempre considerada uma ocorrência grave que não está diretamente ligada à extensão, mas à profundidade e ao local atingido. No momento que ocorre, é necessário interromper o processo com água fria e buscar orientação profissional, pois uma das infecções por queimadura pode ser o tétano e uma queimadura de terceiro grau pode lesionar os tecidos nervosos, resultando na perda dos movimentos de um membro atingido, por exemplo.
Primeiros cuidados após queimaduras:
– Use água fria no local queimado, pois evita o aprofundamento da queimadura, alivia a dor e limpa a ferida.
– Envolva a ferida com um pano limpo.
– Procure atendimento médico o mais rápido possível.
Nunca use em queimaduras: creme dental, pó de café, clara de ovo, manteiga, óleo de cozinha e nenhuma outra crendice popular.
Sobre o Instituto Pró-Queimados
O Instituto Pró-Queimados – IPQ é uma organização não-governamental, de âmbito nacional e sem fins lucrativos. Tem como missão conscientizar a sociedade da gravidade das queimaduras e das dificuldades de seu tratamento e reabilitação, promover ações e campanhas de prevenção de queimaduras junto à sociedade e oferecer suporte no processo de reabilitação física, recuperação e reintegração psicossocial e profissional das vítimas, além de oferecer apoio aos familiares.
Os objetivos da entidade são: Promover a reinserção social das vítimas de queimaduras e dar suporte aos familiares através da UAS – Unidade de Atendimento Social; Recuperar e/ou capacitar Centros de Tratamentos de Queimaduras; Participar de discussões, proposições e ações referentes a queimaduras e atuar e participar no desenvolvimento e definição de políticas públicas.