evento marcará o lançamento do projeto ‘Vila Clementino Bairro Amigo da Pessoa Idosa’, que pretende transformar a região em referência de qualidade de vida para o idoso
Dando continuidade ao movimento mundial ‘Cidades Amigas dos Idosos’, ocorrido em 35 cidades do mundo pela OMS, a Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e o Instituto de Saúde realizam na próxima terça-feira, dia 4 de agosto, das 9h30 às 13 horas, o Seminário sobre ‘Envelhecimento Ativo e Iniciativas Amigas da Pessoa Idosa’. O evento será realizado no auditório Marco Lindenberg da UNIFESP, localizado na rua Botucatu, 862, São Paulo, próximo ao metrô Santa Cruz.
O reitor da UNIFESP, Walter Manna Albertoni, irá apresentar o ‘Vila Clementino Bairro da Pessoa Idosa’ a partir das 13h30, projeto piloto que pretende tornar o bairro mais adaptável, um lugar onde se estimule o envelhecimento saudável como um modelo de qualidade de vida para os idosos que vivem ou que transitam pela região. O médico e pesquisador em saúde pública, Alexandre Kalache, que trabalha na área de envelhecimento global da presidência da Academia de Medicina de Nova York, ministrará palestras com temas relativos à qualidade de vida das pessoas idosas a partir das 10 horas.
Para acompanhar o andamento de questões como melhoria estrutural, social e cultural do bairro, será apresentado o Boletim do Instituto de Saúde (BIS), capítulo especial sobre envelhecimento e saúde, com informações que servirão de base para a construção da política estadual de saúde do idoso no Estado de São Paulo.
O seminário pretende marcar a implantação de um novo compromisso com a OMS (Organização Mundial da Saúde), Governo do Estado de São Paulo, Secretaria Estadual da Saúde, além de pesquisadores e a sociedade civil em geral, para o início de um importante movimento social que vise o debate e a sensibilização de políticas públicas de desenvolvimento das cidades dos idosos.
A Universidade Federal de São Paulo tem uma rede de serviços bastante estruturada, atendendo muitas pessoas idosas residentes no seu entorno, além de desenvolver há mais de 10 anos a pesquisa EPIDOSO (Estudo Epidemiológico em Idosos) do Departamento de Geriatria, que tem gerado importantes conhecimentos sobre o envelhecimento.
A prefeitura da cidade de São Paulo, representada pela subprefeitura da Vila Mariana, em continuidade à proposta do Bairro Universitário e dentro do Programa Municipal de Envelhecimento Ativo (Lei Nº 14.905), criado no dia 6 de fevereiro deste ano, mantém a parceria com a UNIFESP a fim de envidar esforços na implantação do projeto. Une-se a esta parceria o ‘Futuridade’, que é um plano do governo do Estado de São Paulo para a pessoa idosa, coordenado pela Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social de São Paulo, que também busca assegurar melhor qualidade de vida para a população idosa paulista.
O evento é aberto ao público. A inscrição é gratuita e deve ser feita apenas pelo e-mail [email protected] até o dia 30 de julho.