A Unimed-BH apoia, juntamente com outras quatro representantes da iniciativa privada, a campanha de valorização da pessoa idosa lançada pelo Governo de Minas e pelo Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas). A campanha tem como objetivo mobilizar a sociedade para os problemas vividos pela população idosa. “A Unimed-BH apoia a iniciativa do poder público em incentivar a atenção e o cuidado ao idoso porque acredita na valorização do ser humano. Sempre buscamos, por meio da promoção da saúde, estimular mudanças de atitude que gerem mais qualidade de vida às pessoas”, afirma o presidente da Cooperativa, Helton Freitas.
“É possível nos encontrarmos e nos mobilizarmos em torno de boas causas, em torno de questões que às vezes não entendemos que são de nossa responsabilidade. Essa é uma campanha que não é do governo, é uma campanha que os mineiros que estão oferecendo para o resto do Brasil”, analisa o governador do Estado, Aécio Neves.
O cantor Zezé di Camargo é personagem de um dos filmes da campanha. Nele, o cantor interpreta a música “Couro de Boi”, de Diogo Mulero e Teddy Vieira. Presente na solenidade de lançamento, realizada no último dia 22, Zezé aderiu à campanha e não cobrou cachê pela sua participação. Para a presidente do Servas, Andrea Neves, os idosos precisam de respeito, reconhecimento e gratidão e a campanha é uma oportunidade de reflexão sobre as necessidades e problemas enfrentados por esta população. Assista ao vídeo no link (http://www.youtube.com/watch?v=a8z833HMsW0).
Além da Unimed-BH, campanha tem a parceria do Banco BMG, Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros Metropolitano (Sintram), Sindicato da Indústria da Construção Pesada de Minas Gerais (Sicepot) e Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg). “Vocês estão honrando as melhores tradições de Minas Gerais e fazendo um dos mais bonitos atos que esse palácio, de tantas histórias, já assistiu”, disse Aécio Neves. A iniciativa tem ainda o apoio dos principais veículos de comunicação do Estado.
Combate à violência
A campanha também alertará para a necessidade de as pessoas denunciarem violência ou qualquer situação que exponha o idoso a riscos, através do Disque Direitos Humanos – 0800 031 1119. O serviço garante sigilo em relação à identidade da pessoa que der qualquer informação sobre maus tratos. Os crimes contra idosos estão entre os mais denunciados através do Disque Direitos Humanos. Só perdem para denúncias de crimes contra crianças e adolescentes.
Idoso na Unimed-BH
A Unimed-BH tem hoje 13,5% de sua carteira formada por clientes maiores de 60 anos, totalizando cerca de 106 mil clientes. No Grupo de Atenção ao Idoso, oferecido gratuitamente pela Cooperativa a seus clientes da terceira idade, já passaram mais de 600 participantes em pouco mais de um ano de existência. Com a iniciativa, esses clientes acompanham palestras sobre as principais preocupações dos idosos no dia a dia e sobre saúde física e mental na terceira idade.