Com 2.162,82 m² e capacidade para mil pessoas, a Universidade Federal do Pará inaugurou o seu mais novo Centro de Convenções. Toda a comunidade acadêmica pôde prestigiar o momento que contou com a presença do ministro da Educação, Fernando Haddad. “Muitos eventos passarão a ser feitos aqui. A estrutura está pronta para abrigar até mesmo eventos internacionais, pois é um local apropriado de acolhimento, espaço que resgata o papel e a posição estratégica que as universidades ocupam em nosso País”, afirmou Haddad.
O Centro de Convenções tem visibilidade, acústica, iluminação, som e climatização comparáveis às das melhores casas de espetáculos do País. A apresentação inaugural, no palco de 130 m² do Auditório, testou toda a estrutura do novo espaço com o show da Orquestra Sinfônica do Estado do Pará. Além do ministro Fernando Haddad, o reitor Alex Fiúza; a vice-reitora Regina Feio; a secretária de Educação do governo do Pará, Iracy Ritzmann; o reitor nomeado Carlos Maneschy e o presidente da Comissão de Implantação da Universidade da Amazônia (UNIAM), professor Seixas Lourenço, compuseram a mesa de abertura da inauguração.
O novo espaço de eventos é equipado, também, com salas para pequenas reuniões, salas de gerência e administração, uma lanchonete e, ainda, cabines para tradução simultânea. O Auditório tem todos os pré-requisitos para apresentações de peças, concertos, espetáculos de dança e performances variadas. Há, ainda, um telão de cinema, sala vip, coxias, sala de cenografia, camarins e uma galeria de exposições, esta visível até mesmo do lado de fora do prédio. “Agora, a UFPA tem o maior centro de produção de conhecimento da Região Norte e um lugar adequado para trazer as discussões sobre a Amazônia para a própria Amazônia”, destacou o reitor Alex Fiúza.
De acordo com Fiúza, nos últimos anos, não houve nenhum projeto apresentado pela UFPA ao MEC que não tenha sido apoiado. “Recentemente, recebemos R$ 100 milhões para serem investidos na estrutura de esgoto sanitário da Cidade Universitária e R$ 3 milhões para a construção do Teatro Universitário, que também será inaugurado hoje”, disse. O ministro complementou informando que mais 17 milhões serão repassados para o projeto de expansão e recuperação da orla da UFPA, dos quais 2,5 milhões já foram recebidos.
A inauguração também foi oportunidade para homenagear o filósofo e escritor Benedito Nunes, pois o auditório principal do Centro de Convenções ganhou o nome deste professor emérito da UFPA, conhecido internacionalmente. O homenageado, que completará 80 anos no próximo mês de novembro, confessou que resistiu à homenagem, porque, normalmente, elas são póstumas. Agora, mesmo em vida, Benedito Nunes está eternizado. Para o filósofo, o Centro de Convenções será um importante meio para fomentar a produção do conhecimento na Amazônia.