Alunos do Centro Universitário do Pará (Cesupa) foram vencedores, dia 16/7, em São Paulo, do Prêmio SIFE Brasil de empreendedorismo, garantindo uma vaga para o SIFE World CUP, que acontecerá em Berlim, no início de outubro.
A SIFE (Students in Free Enterprise) é uma organização sem fins lucrativos, presente em mais de 1400 campi universitários de mais de 40 países, com objetivo de conectar líderes executivos de hoje com os líderes executivos de amanhã, destacando projetos que possam melhorar a qualidade e padrão de vida de pessoas pelo mundo todo.
O Campeonato tem o intuito de selecionar, entre os times participantes, o que melhor conseguir alcançar resultados positivos com o desenvolvimento de projetos baseados nos critérios SIFE: Economia de Mercado, Habilidades de Sucesso, Empreendedorismo, Educação Financeira, Sustentabilidade, Ética nos Negócios e Longevidade do Time.
“É uma honra ter essa oportunidade. Tentamos ano passado e não conseguimos. Agora com alguns ajustes conseguimos vencer”, conta Lucas Góes, aluno do último semestre de comércio exterior e coordenador do projeto Miriti – uns dos cinco projetos que levaram a equipe da Cesupa para a final, na Alemanha. “Esse prêmio abre portas para os novos empreendedores, o que é muito importante para os alunos universitários, enfatiza Góes.
O projeto Miriti se atém a capacitar a mão-de-obra e fazer consultoria para exportação dos produtos confeccionados por artesões de Abaetetuba, que fica a 100 km de Belém. Miriti é uma palmeira da Amazônia, da qual se extrai uma madeira leve com isopor e fibras para confecção de brinquedos, bolsas e até jóias.
“Esperamos beneficiar diretamente cerca 120 artesãos participantes da ASAMAB (Associação dos Artesãos de Miriti de Abaetetuba)”, conclui o coordenador do projeto.
A equipe da Cesupa apresentou cinco projetos no campeonato, sendo eles: Projeto Empreendedor Universitário, Projeto Ambientação, Projeto Miriti, Projeto Desafio SIFE Cesupa, e Projeto Investidor Jr.