A Universidade de São Paulo (USP) não utilizará a nota do Enem 2009 no vestibular 2010. A decisão foi tomada após o anúncio das novas datas de realização do exame do Enem – 5 e 6 de dezembro. A alteração inviabiliza a utilização das notas Enem 2009 por razões operacionais. Com isso, a nota da primeira fase da Fuvest será exatamente o número de pontos que o candidato obtiver no exame que será realizado em 22 de novembro.
Para os candidatos que optaram pelo INCLUSP, o cálculo do bônus correspondente à nota do Enem 2009 será, excepcionalmente, feito com base no desempenho do candidato no exame da 1ª fase da Fuvest.
O calendário e as demais regras do Edital 2010 continuam válidos.
A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) também já havia informado que não utilizaria o Enem 2009 neste ano pelos mesmos motivos.
Da USP
Enem 2009 – As provas serão aplicadas nos mesmos 1.829 municípios, nos dias 5 e 6 de dezembro. No sábado, 5, os participantes farão a prova I, de ciências da natureza e suas tecnologias e ciências humanas e suas tecnologias; no domingo, 6, a prova II, de linguagens, códigos e suas tecnologias, mais a redação, e matemática e suas tecnologias.
Os horários também serão mantidos. No sábado, 5, o exame começa às 13h e vai até as 17h30. No domingo, 6, dia da redação, as provas terão uma hora a mais — das 13h às 18h30. O horário é o oficial, de Brasília.
Todos os participantes receberão, no endereço apresentado na inscrição, um novo comprovante, com o local de prova. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) enviará, aos participantes que informaram o número do telefone celular, torpedos com informação do novo local.