A Wyeth Indústria Farmacêutica aguarda para este ano a aprovação pela Anvisa, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, da vacina pneumocócica conjugada 13-valente (VPC 13). Nova versão da vacina pneumocócica conjugada 7-valente, internacionalmente conhecida como Prevenar, e a primeira a prevenir contra as doenças pneumocócicas, a 13-valente será ainda mais completa, garantindo 100% de cobertura aos sorotipos (tipos da bactéria pneumococo) resistentes aos antibióticos utilizados no tratamento da meningite e pneumonia.
A vacina pneumocócica conjugada 7-valente está no mercado mundial há nove anos e presente em cerca de 90 países. Mais de 300 milhões de doses dessa vacina já foram consumidas em todo o mundo. Além da comprovada segurança, a vacina pneumocócica conjugada 7-valente também é a única disponível atualmente dentro dos parâmetros determinados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para garantir a eficácia de uma vacina na prevenção às doenças pneumocócicas.
No mercado brasileiro desde 2001, a vacina pneumocócica conjugada 7-valente previne contra as doenças pneumocócicas (pneumonia, meningite, otite média aguda, septicemia e bacteremia). A vacina reduziu 65% das pneumonias pneumocócicas em menores de 2 anos e 73% entre 2 e 5 anos. Além disso, teve impacto na redução de 30% das pneumonias de pessoas entre 18 e 39 anos (prováveis pais destas crianças) e de 20% nos acima de 65 anos (prováveis avós destas crianças), ressaltando que estes dois últimos grupos etários não foram vacinados, mas se beneficiaram da vacinação das crianças (efeito de grupo). A vacina pneumocócica conjugada 7-valente oferece este tipo de proteção e garante também a imunidade de grupo (quando uma vacina protege não apenas a pessoa imunizada, mas estende a proteção para outras pessoas da comunidade não vacinadas).
As doenças pneumocócicas já são consideradas pela Organização Mundial de Saúde as que mais matam crianças menores de cinco anos entre as doenças que podem ser prevenidas por meio da vacinação. Hoje a vacina pneumocócica 7-valente está nos calendários vacinais de rotina de 39 países.
Em alguns países que já incorporaram a vacina pneumocócica conjugada 7-valente em seus calendários de rotina, caso de Israel, a vacina poderá ser automaticamente substituída pela 13-valente. “Isso acontecerá porque as duas vacinas são intercambiáveis, ou seja, a criança já vacinada com a 7-valente poderá completar o esquema de vacinação com a 13-valente, ficando ainda mais protegida. O mesmo não acontecerá com outra vacina pneumocócica”, explica a pediatra Jéssica Presa, gerente médica da Unidade de Vacinas da Wyeth Indústria Farmacêutica.
Ainda mais completa
A VPC 13 vai prevenir contra os 13 sorotipos da bactéria, incluindo os sorotipos 4, 6B, 9V, 14, 18C, 19F e 23F (já contidos na vacina pneumocócica conjugada 7-valente) e mais 6 sorotipos (1, 3, 5 ,6A, 7F e 19A), que afetam seriamente a saúde de crianças e são responsáveis por mortes, sequelas e hospitalizações no Brasil.
Lidia Andreatta
Gerente de Comunicação e Relações Públicas
Wyeth Indústria Farmacêutica