Em coletiva realizada na manha desta segunda-feira (30), o Partido dos Trabalhadores de Rondônia anunciou o nome do seu pré-candidato ao Governo do Estado, o Deputado Federal Eduardo Valverde.
Após consenso entre os partidários ficou definido que a Senadora Fátima Cleide disputará a reeleição ao Senado Federal e que o Prefeito Roberto Sobrinho dará continuidade à sua gestão na capital do Estado.
De acordo com o pré-candidato, deputado Eduardo Valverde, a indicação do seu nome à disputa ao estado em 2010, também foi corroborada pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que sinalizou apoio e continuidade às obras de infraestrutura realizadas em todo o estado.
Valverde acumula não só a experiência de segundo mandado como deputado federal, mas como atuante sindicalista. Ele vê nessa trajetória um forte aliado à sua pré-candidatura, aliando um bom tramite em todos os partido e no gerenciamento de conflitos.
Eduardo Valverde também foi o escolhido para comandar o PT no estado de Rondônia. À frente da legenda irá costurar alianças para a elaboração de um projeto em comum que terá os moldes no ordenamento da economia do estado, na estabilidade das relações, estratégias em longo prazo, ampliação da capacidade de geração de emprego e renda, além da expansão dos projetos de infraestrutura.
“Entendemos que o PT vai precisar apresentar para a sociedade rondoniense um projeto político que quebre o paradigma existente. Hoje a população está sedenta por mudança em face dos escândalos que a política tem submetido o estado. Por isso um novo governante que possa transmitir segurança política à sociedade e alcançar a estabilidade das relações, com visões estratégicas a longo prazo e com boa capacidade de gestão”, disse.
Valverde também se destaca como Deputado Federal. Como tal, em quase oito anos de mandato conseguiu inúmeras conquistas para o estado de Rondônia. Ele foi o grande articulador que tornou possível a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC 483), que conseguiu incorporar servidores municipais e estaduais, civis e militares do Estado de Rondônia, aos quadros da União nas mesmas condições ocorridas nos Estados de Roraima e Amapá em 1998.
Também foi graças ao parlamentar que foi possível a ampliação da rede de ensino tecnológico no estado. Isso graças a sua boa relação junto ao Governo Federal. Até o fim deste ano, o governo Lula terá aplicado R$ 790 milhões na construção de 78 escolas técnicas estaduais e na ampliação e reforma de quase 200 estabelecimentos de ensino médio profissionalizante de 23 estados e do Distrito Federal. Em 2010, o País terá 354 escolas técnicas, 154% a mais do que dispunha em 2002, quando o número era de 140 unidades.
Já em relação aos avanços obtidos em obras de infraestutura a grande conquista alavancada com o apoio de Valverde foi à inclusão de vários municípios rondoniense no PAC (Plano de Aceleração do Crescimento), o que permitiu e tem permitido ações em habitação, saneamento, a manutenção das rodovias e construção de pontes e outras obras estruturantes.