Os fortes ventos que atingiram o Rio Grande do Sul entre a tarde de terça (21) e a madrugada de quarta-feira (22) antecederam a chegada de uma massa de ar polar que pode trazer temperaturas negativas ao Estado. Os ventos chegaram a quase 100 km/h e derrubaram postes e árvores, além de destelhar residências. Até a manhã desta quarta, a Defesa Civil contabilizava estragos em, no mínimo, cinco municípios. O órgão gaúcho está auxiliando as coordenadorias municipais no levantamento dos danos. Se for necessário, enviará itens para ajudar as pessoas atingidas.
Em São Borja, cinco residências foram destelhadas, postes de luz derrubados e cerca de 70 pessoas foram afetadas pelos fortes ventos. No município de Caxias do Sul, houve destelhamento de estruturas e quedas de árvores. Em Santa Maria, os ventos chegaram a 70 km/h, derrubando postes e destelhando cerca de 15 residências. Já em Barra do Quaraí, cinco postes de energia caíram, sendo que um danificou uma casa, sem causar feridos. O órgão também contabilizou destelhamentos parciais em várias localidades.
Mínima pode chegar a -5°
Conforme a Defesa Civil, as temperaturas começam a cair já nesta quarta-feira em todo o Estado. Nesta quinta-feira (23), a massa de ar polar derruba a mínima para -1°, com possibilidade de geada nas regiões da Campanha, Sul, Oeste e Central. Na sexta (24) e no sábado (25), o Rio Grande do Sul deve registrar as temperaturas mais baixas do ano, com os termômetros podendo marcar -5°. Pode gear na maior parte do Estado, e as temperaturas máximas não devem passar de 16°.