Transformar os nuares de Nova Colina e Nova Londrina em distritos. Essa é a proposta postulada pelo presidente da Câmara Municipal de Ji-Paraná, vereador Nilton Cézar Rios (PSB), ao executivo na última sexta-feira (5), que pretende beneficiar a população daquele setor. Um dos objetivos da mudança é fazer a regularização fundiária da região.
Segundo Nilton Cézar, estando os proprietários com seus imóveis documentados é possível o recebimento de verbas para aquelas áreas. “Sendo na forma que estão (nuares), impossibilita a regularização e não tem condições de documentar os terrenos por ser cadastrado como propriedade rural”, argumentou alegando de que os imóveis serão valorizados e como distritos têm condições de se desenvolver cada vez mais, “é um sonho daqueles moradores”, enfatiza.
O vereador esteve na última semana estudando a dimensão que se poderia englobar com a consumação do proposto com o representante do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Joaquim Lamego, que recentemente estudou toda região a serviço do IBGE e constatou que “a área de ambos os nuares estão totalmente valorizados e com amplitude econômica, e que existem regiões menores e menos desenvolvidas que já conquistaram sua emancipação. Sendo consumado, o pedido irá contribuir para o progresso em Ji-Paraná”, disse Lamego.
O vereador Nilton Cézar destacou que já era para serem transformados em distritos os dois nuares por serem grandes e já possuírem áreas comerciais.
Em contato telefônico com o Secretário Municipal de Governo, Dr. Rui Vieira, disse que se for aprovado irá garantir o desenvolvimento rápido. “Com a legalidade o recebimento de verbas do Governo Federal e dos parlamentares de Rondônia será importante para o desenvolvimento local a partir da regularização da situação fundiária”, defendeu.
O requerimento proposto foi encaminhado ao Prefeito Municipal, José de Abreu Bianco (DEM), para que transforme em lei e encaminhe à Câmara de para serem apreciados pelos demais vereadores com urgência.
Fonte: Assessoria