A vereadora Marcia Regina do PT se reuniu na última semana com os moradores do bairro Habitar Brasil em Ji-Paraná, para acompanhar uma reunião organizada pela Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia, Caerd, em Ji-Paraná. O encontro, realizado na escola Celso Rocco, foi para anunciar a implantação da rede de abastecimento de água no bairro. A previsão é que no máximo em duas semanas os moradores já possam ter água tratada em casa. A empresa vai instalar no bairro 1.200 metros de tubulação, que vai atender pelo menos 170 famílias.
Durante a reunião, os moradores ficaram sabendo que as famílias que têm renda mensal de até dois salários mínimos e também participar de programas do governo Federal podem pagar mais barato pela água tratada É que a Caerd oferece para estes clientes a taxa social, de R$ 15,00 por mês. R$ 13,00 a menos do que a taxa comum.
Segundo a Vereadora Márcia Regina a implantação da rede no bairro é uma luta antiga. Os moradores aqui não tinham água tratada e contavam apenas com uma bomba e um poço artesiano da prefeitura. E com o constante estrago da bomba os moradores eram abastecidos por carro pipa , chegaram a ficar até uma semana sem este abastecimento. E agora parece que tudo vai ser resolvido.
Agora o desafio, segundo vereadora, é conscientizar a comunidade sobre a economia da água. É que a situação financeira da maioria das 170 famílias do bairro é crítica, e muitas pessoas estão desempregadas. Temos que encontrar meios para que a água ainda não se torne problema para eles. Se não economizarem não poderão pagar a taxa social da Caerd, que é mais barata e é oferecida a comunidade carente. Se gastarem muita água por mês vão perder o benefício, finalizou.
Para a merendeira Idália Souza Ferreira, todos passaram por muitas dificuldades com a falta de água e agora vale à pena economizar. Há cinco meses a bomba havia quebrado e a única esperança era que o pedido da vereadora fosse aceito pela Caerd. Agora tudo ficará mais fácil, por isso temos que fazer o possível para brigar pela taxa social, falou sorridente.
Fonte: Assessoria