A estiagem que durava mais de 2 meses na Capital Federal chegou ao fim neste fim de semana. Segundo os meteorologistas da Somar, o volume de chuva foi pequeno, mas serviu para elevar os índices de umidade relativa do ar, que vinham ficando muito abaixo do recomendado. A última chuva registrada em Brasília ocorreu no dia 13 de junho, com apenas 4,4mm. Neste fim de semana o volume foi ainda menor, apenas 1,8mm somando a chuva do sábado e do domingo.
De acordo com os meteorologistas da Somar, nesta segunda-feira, áreas de instabilidade dão origem a uma frente fria responsável por pancadas de chuva e trovoadas em boa parte do Centro-Oeste. De uma forma geral, o acumulado será baixo, apesar do risco de vendavais. Apenas no leste de Mato Grosso do Sul, esperam-se acumulados de mais de 10mm em 24 horas. Mesmo com essas chuvas, faz calor na maior parte da Região e máxima chega a 38°C no noroeste de Mato Grosso. Apenas no sul de Mato Grosso do Sul os termômetros não passam dos 20°C.
Amanhã, a frente fria avança pelo Centro-Oeste e causa pancadas de chuva e trovoadas no norte de Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal e Mato Grosso. O acumulado passa dos 10mm no centro e sudeste de Goiás e no oeste de Mato Grosso. Apenas no centro e sul de Mato Grosso do Sul, espera-se uma terça-feira com tempo seco e ensolarado. Ainda faz calor em boa parte da Região e as temperaturas ultrapassam os 37°C no nordeste de Mato Grosso. Apenas no noroeste de Mato Grosso e no centro e sul de Mato Grosso do Sul, a máxima não passa dos 25°C.
Na quarta-feira, a frente fria provoca chuvas no centro e norte de Goiás e de Mato Grosso, além do Distrito Federal. Em algumas localidades do norte de Goiás, o acumulado alcança 20mm. Em Mato Grosso do Sul e sul de Goiás e de Mato Grosso, o tempo permanece seco e ensolarado. A máxima chega a 38°C no nordeste e sudoeste de Mato Grosso, mas não passa dos 23°C no sul de Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal.