No Animania desta sexta-feira (30), às 19h30, o boneco Zeca 2D quer fazer animações usando um material inusitado. E Seth, o ratinho cobaia, só pensa em animar seu estômago. Nesse momento, o animador Daniel Erthal aparece e fala de suas experiências com os trabalhos de animação Casa-Museu, Museu-Casa e Genoveve de Souza 1687. Ele dá dicas de como animar com madeira, mostrando seu primeiro filme, Casa de Máquinas.
Ainda nesta edição, o programa exibe uma obra-prima do animador Wiliam Salvador, que com todo seu talento e boa dose de stop-motion, provou que absolutamente tudo pode ser animado. Em Lúmem, sensacional curta do artista, o personagem principal, mesmo feito de metal, segue essa estética tão complexa. E diretamente do Mini Mundo – parque de lazer em forma de uma mini-cidade, em Gramado (RS) – vem outra profissional dessa arte: Vanessa Reimond, que explica como animou a história de seu filme – Sigmund -, usando feltro.
O programa
O Animania é um programa totalmente voltado à animação. Com meia hora de duração, a atração tem direção e concepção de Quiá Rodrigues, cineasta, ator e também manipulador de bonecos para teatro, TV e cinema. O novo programa é apresentada pelo esperto garoto Zeca 2D, – um boneco com tamanho e trejeitos de ser humano, e por seu assistente, o ratinho Seth.