Com a aprovação do Projeto de Lei da Política Nacional de Resíduos Sólidos, no início julho, pelo Senado, abrem-se novos horizontes para mudar a realidade do País, que ainda conta com a disposição inadequada de 43% dos resíduos sólidos urbanos coletados no Brasil (o equivalente a 22 milhões de toneladas), encaminhados para aterros controlados ou lixões. Como forma de incentivar a discussão de ações bem-sucedidas referentes à gestão de resíduos sólidos, a ABRELPE – Associação Brasileira das Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais organiza a 15ª edição do Prêmio ABRELPE de Reportagem.
Com o tema “Além da sustentabilidade: novas ideias para a gestão de resíduos”, o concurso é destinado para jornalistas profissionais, autores de reportagens que explorem o tema e que tenham sido veiculadas em jornais, revistas, emissoras de rádio e TV do País.
“Acreditamos que uma forma de contribuir para a evolução de uma gestão integrada e sustentável no setor é estimular a disseminação de iniciativas positivas, assim como a conscientização da população sobre a questão dos resíduos sólidos, tarefa que se torna fundamental com a atuação dos formadores de opinião”, observa Carlos Roberto Vieira da Silva Filho, diretor executivo da ABRELPE.
Poderão ser inscritas no 15º Prêmio ABRELPE reportagens publicadas entre 1º de outubro de 2009 e 30 de setembro de 2010. A inscrição deve ser feita pelo site www.premioabrelpe.org.br, onde o concorrente preencherá uma ficha eletrônica e fará o upload da matéria. Para isso, o arquivo precisa estar em formato pdf, para mídia impressa, em mp3, para mídia de rádio, e mpeg, wmv ou flv, para mídia de TV.
A divulgação dos finalistas, que serão escolhidos por uma comissão julgadora formada por jornalistas, profissionais de imprensa e acadêmicos, será feita no site do Prêmio até o dia 16 de novembro. Os autores das reportagens vencedoras em cada categoria – Jornal e Revista, Rádio e TV – vão ganhar TVs de Led. Além disso, a matéria que obtiver a maior pontuação absoluta entre as três primeiras colocadas será a vencedora do Grand Prix, cujo prêmio é um automóvel zero quilômetro.
Mais informações podem ser obtidas no regulamento, disponível no site www.premioabrelpe.org.br.