A agenda de cursos da Aberje do mês de outubro de 2010 envolve avaliação de campanhas e meios de comunicação interna, crise de imagem, crises corporativas, análise e mensuração em redes sociais, intranet, endomarketing, engajamento com stakeholders e eventos empresariais. As opções de qualificação estão marcadas entre os dias 01 e 28, sempre entre 9h e 18h, ministradas por profissionais reconhecidos no mercado em três capitais brasileiras.
Apresentar metodologias de pesquisa e suas aplicações, aprofundar o conhecimento na construção de questionário, discutir possibilidades de avaliação dos meios de comunicação e capacitar o comunicador a gerenciar pesquisas estão entre os objetivos do primeiro curso do mês: “Como Avaliar Campanhas e Meios de Comunicação Interna” que a relações públicas Suzel Figueiredo desenvolve no dia 01 no Rio de Janeiro/RJ. O treinamento vai tratar de metodologia qualitativa e quantitativa, métodos de abordagem, elaboração de questionário e avaliação dos meios de comunicação e campanhas (Meios digitais – portais / enews / intranet; Revista; Boletim / jornal interno; Mural / quadro de avisos; Campanhas; Comunicação face-a-face e avaliação da comunicação geral).
No dia 5, é a vez de “Gestão de Crise de Imagem”, com o jornalista Valdeci Verdelho em Belo Horizonte/MG. A imagem é o reflexo das atitudes e valores da organização. Então, crises diplomáticas, crises de idoneidade, crises fabricadas influenciam diretamente na percepção do público, e para evitá-las ou saber como enfrentá-las, é preciso a categorização da potencialidade de ocorrência de cada situação, onde se deve diferenciar o que é “possível” do que é “provável”. Crise de imagem é uma situação anormal de conhecimento público. Tem o poder de desorganizar o funcionamento, afetar relações, comprometer carreira dos executivos, onerar com processos judiciais e deixar heranças na memória coletiva.
Nenhuma empresa pode se dar ao luxo de enfrentar uma crise nesse momento altamente competitivo do mercado. Prevenir uma crise evita os efeitos danosos na imagem da empresa e os custos decorrentes dela. Com isso, a empresa vive longos momentos de harmonia e tranquilidade para fazer sucesso e ampliar sua participação no mercado. Esta é a opinião do relações públicas Flávio Schmidt, que ministra um novo curso na grade da Aberje: “Prevenção e Administração de Crises Corporativas: práticas de prevenção e gestão”. Vai ser no dia 6 de outubro. Hoje, as empresas estão vivendo, em todos os sentidos, uma nova realidade no mercado. Não basta mais ter a melhor tecnologia ou qualidade superior, nem as melhores ações de marketing, porque a percepção dos públicos atinge níveis de exigência acima de qualquer uma dessas expectativas.
Em menos de cinco anos, blogs, sites de compartilhamento de imagens e conteúdo (Youtube, Wikis) e sites de redes sociais (Orkut, Facebook, My Space) se tornaram um dos principais fenômenos da Internet. Segundo a Nielsen Online, a audiência deste tipo de site já ultrapassa a dos sites de email, e cada vez mais consumidores tomam suas decisões de compra influenciados pelos comentários encontrados nessas comunidades. Atenta a este panorama, a Aberje promove o curso “Análise e Mensuração da Comunicacão em Redes Sociais na Internet”, com o administrador e publicitário Marcelo Coutinho. Vai ser no dia 07 de outubro.
Mais um curso estreia na grade de qualificação da Aberje neste mês: “Assessoria da Imprensa: Planejamento e Gestão do Relacionamento com a Mídia”, com o relações públicas Cyro Couto, no dia 18 de outubro. Cada vez mais as organizações necessitam aparecer na mídia, entre outros motivos porque é considerada pelo público uma instituição de grande credibilidade na disseminação de informações. Diante deste contexto, é fundamental administrar o relacionamento com a imprensa como uma troca salutar, de forma a encarar suas exigências de consistência e transparência, como condição sine qua non na construção, manutenção e ampliação da imagem institucional.
“Como transformar sua Intranet num eficiente Portal Corporativo” é o título de curso que a cidade do Rio de Janeiro recebe no dia 19. Os portais corporativos entram em uma nova fase de desenvolvimento. Estes canais, como a intranet, se transformaram em grandes agregadores de conteúdo, reunindo num só ponto toda a interface com diferentes públicos. O que muda é a personalização das seções internas e a disposição ao diálogo, demonstrada pela crescente oferta de uma série de ferramentas de colaboração digital. Afinal, se as pessoas alteram seu comportamento online, uma renovação precisa ser aplicada aos espaços tradicionalmente estáticos e oficiais. A instrutora é a jornalista Pollyana Ferrari.
Depois vem “Endomarketing: prioridades empresariais através do estratégico alinhamento interno” com Saul Bekin. O curso trata das trocas: o ambiente de negócios, a empresa, a sociedade, o marketing e os relacionamentos apoiados na comunicação, o desenvolvimento da lealdade interna e externa, a importância do diálogo para fazer a estratégia acontecer, alinhamento, engajamento e comprometimento, o executivo e o líder, e a sustentabilidade pelo consumo consciente. A ideia é discutir a abrangência desta nova disciplina iremos alertar, debater e instrumentar para o equilíbrio entre valores, missão e cultura interna visando cumprimento dos objetivos das organizações. Vai ser no dia 20 de outubro.
Cada vez mais as empresas sabem que precisam estabelecer uma dinâmica de relações que crie valor para todos os seus públicos de relacionamento – ou stakeholders, e que devem estabelecer um processo sistemático de engajamento que demonstre sua identidade nessas relações, visando o fortalecimento e sustentabilidade da sua estratégia de negócios e a conseqüente geração de valor compartilhado. Esta é a perspectiva do curso “Engajamento com Stakeholders”, marcado para o dia 21 e que vai ser desenvolvido pela consultora Priscilla Navarrette.
A agenda encerra com um curso novo: “Eventos Empresariais: Estratégias, Diferenciais e Tendências”, com o jornalista e RP Amauri Marchese, no dia 28 de outubro. Os eventos devem ser considerados como instrumentos estratégicos da comunicação, cuja finalidade precípua é abrir e reforçar os relacionamentos entre a empresa e os diversos públicos de seu interesse, de modo a alcançar a adesão desses públicos para sua marca institucional e as marcas de seus produtos e serviços e a obter sua fidelidade. Cada vez mais, os eventos são atividades fundamentais para o sucesso dos negócios das empresas.
Em São Paulo, os cursos acontecem no Instituto Aberje de Pós-Graduação (Av. Angélica, 1761 – 2. andar). Mais dados podem ser obtidos através do link http://www.aberje.com.br/servicos_cursos.asp, do e-mail [email protected] ou ainda do telefone 11-2359-4871, com Carolina Soares ou Fernanda Peduto.