A frente fria que atua entre o Sul e o Sudeste mantém o tempo instável em boa parte das duas Regiões no decorrer desta semana. Segundo os meteorologistas da Somar, como agosto é normalmente o mais seco do ano em boa do parte do Brasil, só com a chuva prevista para os próximos dias é possível dizer que este mês será mais chuvoso que o normal em Estados como Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo.
Apesar de cada vez mais fracas, as ondas de leste também provocam chuva acima do normal especialmente na costa norte do Nordeste. De acordo com o meteorologista Celso Oliveira, não choverá forte obrigatoriamente, mas como a média de chuvas no norte do Nordeste também é muito baixa, qualquer precipitação um pouco mais volumosa acaba gerando chuva acima da média.
Tempo seco
No interior do Brasil, as chuvas provocadas pelas frentes frias e pelas áreas de instabilidade não chegam a atingir a maior parte das cidades. Ou seja, o mês agosto segue com características típicas da época e será seco em áreas como o interior de Minas Gerais, todo o Centro-Oeste e entre o interior do Nordeste e o sul da Região Norte (do oeste da Bahia até o Acre).
Temperaturas
A previsão é de temperaturas mais baixas que o normal no Sul e em algumas partes do interior dos Estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Rondônia. “Isto indica que, apesar de não provocar chuvas no interior do Brasil, as frentes frias e as ondas de frio avançarão com uma certa liberdade no decorrer do mês de agosto”, afirma Celso. As geadas, no entanto, ficarão mais restritas ao Rio Grande do Sul, Santa Catarina e sul do Paraná. Já na maior parte do Sudeste e do Norte, em Goiás e em todo o Nordeste, a temperatura varia entre a média a acima da média.