Quinze estudantes do ensino médio participam do IX Curso de Aprofundamento e Excelência em Química no Instituto de Química da UNICAMP. Quatro deles representarão o Brasil na Olimpíada Internacional de Química
Após enfrentar os mais de 160 mil inscritos de 5.300 escolas, quinze estudantes chegaram à quinta e última fase da seleção para participar da equipe brasileira de Química. Após o curso de aprofundamento realizado no Instituto de Química da UNICAMP, que começa na segunda-feira e dura quinze dias, haverá um teste final. Quatro desses jovens serão convocados para representar o País na Olimpíada Iberoamericana de Química (Havana, Cuba) e na Olimpíada Internacional de Química (Tóquio, Japão).
Há alunos de São Paulo (SP), Brasília (DF), Teresina (PI), Fortaleza (CE) e Joinville (SC) na disputa pelas vagas. Docentes do Programa de Pós-graduação em Química da UNICAMP e professores de outras instituições foram convidados para participar das atividades desse curso, cujo como objetivo é nivelar os 15 estudantes para a prova final.
Há dez anos, as Olimpíadas Brasileiras de Química contam com o apoio da Associação Brasileira da Indústria de Cloro, Álcalis e Derivados (ABICLOR) e da Associação Brasileira da Indústria Química (ABIQUIM), que acreditam na importância de despertar o interesse pela química entre os jovens e, assim, garantir profissionais qualificados no futuro.
A Olimpíada Brasileira de Química é uma atividade promovida pela Associação Brasileira de Química com o apoio de 17 Universidades Federais, 2 estaduais e 8 Centros Federais de Ensino Tecnológico (CEFETs) localizados em 25 estados da Federação.
Lista dos aprovados para o curso de aperfeiçoamento:
http://www.obq.ufc.br/resultadovideo2010.htm