Um projeto inovador do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Rondônia (Ifro), campi de Ji-Paraná, está movimentando diversos alunos na busca por novos conhecimentos. A instituição lançou um desfio para que seus jovens estudantes trabalhem na elaboração e desenvolvimento de projetos que estarão sujeitos a análise interna e, caso sejam aprovados, poderão seguir para serem apresentados Distrito Federal.
De acordo com informações de alunos do Ifro que estão desenvolvendo um documentário sobre Ji-Paraná, são várias as categorias de projetos a serem desenvolvidos. “Estamos desenvolvendo um documentário na categoria audiovisual. Iniciamos a coleta de dados sobre Ji-Paraná entrevistando diversas pessoas que são pioneiras no município, como é o caso do nosso Prefeito Bianco. Também estamos reunindo fotografias e filmagens para montar este trabalho sobre Ji-Paraná”, explicou Diego Rodrigues Bonifácio.
O Prefeito de Ji-Paraná, José de Abreu Bianco (DEM), recebeu os alunos em seu gabinete, no Palácio Urupá, e afirmou que se sente muito honrado em ter sido escolhido para contribuir com esse documentário. “Realmente tenho acompanhado o crescimento de Ji-Paraná, cheguei aqui em 1974, acompanhei todas as mudanças e posso afirmar que este município ainda vai surpreender muito, pois tem se desenvolvido rápido demais. Faço votos que esse trabalho, realizado pelos alunos do Ifro, renda muitos frutos e que eles possam apresentar Ji-Paraná para o mundo”, disse Bianco.
As outras categorias para desenvolvimento de projetos são: artevisual, música e dança. Além de Diego, fazem parte deste grupo de criação do documentário , os alunos: Caio Fernando Soares Deambrósio, Luíza Fernanda Silva Pavanello e Leidiany Alves Nascimento.
Após vencida a primeira etapa, que é a aprovação interna do projeto, os mesmos passarão por análise no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFBR). Caso sejam selecionados, os alunos seguirão para apresentação dos projetos em eventos no Distrito Federal.