Alunos de judô da Fundação Ji-Cred, Projeto Social Sonho Meu, desenvolvido em Ji-Paraná, são destaque absoluto durante a II Copa Kodokan de Judô do Colégio Tiradentes, realizada no último final de semana em Porto Velho. Os 21 alunos que participaram da competição trouxeram para Ji-Paraná 18 medalhas de ouro e três de prata.
Os jovens, acompanhados pelo Sensei Paraná (Antônio Carlos Tenório) disputaram a competição em três categorias: 9 e 10 anos, 11 e 12, e 13 e 14.
“Estamos muito felizes com o resultado, fomos o destaque desta competição. Sabemos que todo o mérito é do esforço dos nossos alunos e também de todo apoio fornecido pela Fundação Ji-Cred”, comentou Paraná
Atualmente a Fundação Ji-Cred atende 200 alunos, em dois turnos, de famílias carentes do município, além da educação de jovens e adultos que acontece no período noturno. São oferecidas práticas esportivas como o judô, futebol, voleibol, além de cursos de música, canto, informática e acompanhamento escolar.
“Ainda somos muito novos na participação de competições fora do Sonho Meu, mas sabemos que é de fundamental importância para o desenvolvimento social dos nossos jovens a integração nesse tipo de campeonato. Todo este trabalho tem com principal importância a contribuição para uma melhor qualidade de vida dos nossos atletas além de promover a interação entre os judocas. Sabemos que ocupando essas crianças e jovens com a prática de esportes, em um período onde eles não estão na escola, contribuímos consideravelmente com a formação delas, no que se refere principalmente a afastá-las da criminalidade e das drogas”, salientou Angelita Barbosa, coordenadora pedagógica do Sonho Meu.
Mais resultados positivos
No último mês de maio, 18 alunos, também da turma do judô do Projeto Social Sonho Meu, categoria infantil de 8 a 13 anos, estiveram participando em Campo Verde (MT), de uma das etapas do Brasileirão, que acontecerá no período de 13 a 15 de junho, em Campo Grande (MS). Este evento contou com a participação de seis Estados da Região Centro Oeste, além de Rondônia e Tocantins, sendo uma realização Confederação Brasileira de Judô, Federação do Mato Grosso. Os atletas da Fundação Ji-Cred representaram o município e o Estado. Todos são filiados da Federação de Judô de Rondônia, nas mais diversas faixas etárias, de diversas categorias do Estado. Nesta etapa foram disputadas 80 categorias (masculino e feminino/ infantil, juvenil, adulto e sênior), perfazendo um total de 648 participantes.
Da equipe do Sonho Meu foram medalhas de ouro, Paulo Henrique Souza Silva, categoria 28 quilos, de 11 e 12 anos; Jaqueline Figueiredo Frank, também de 28 quilos, 11 e 12 anos; e Aline Ferreira, 38 quilos, 11 e 12 anos. Segundo informações do Sensei Paraná, os alunos medalhas de ouro, além de classificados para o Brasileirão, já estão automaticamente classificados para participar do Panamericano, que acontecerá nos Estados Unidos, e os medalhas de prata estão classificados para o Sulamericano, que acontecerá em Bogotá, na Colômbia.