A atriz norte-americana Cameron Diaz entrou no lugar de Jessica Biel como a celebridade mais perigosa a ser pesquisar na Internet, de acordo com o pesquisa anual de ameaças virtuais realizado pela McAfee, Inc. (NYSE:MFE), intitulado McAfee Most Dangerous Celebrities. Pelo quarto ano consecutivo, a McAfee pesquisou celebridades, atletas, músicos, políticos, comediantes e estrelas de Hollywood mais perigosos da Web.
O estudo revela que estrelas de cinema e modelos ocupam as primeiras posições da lista dos mais perigosos este ano, enquanto os políticos, como Barack Obama e Sarah Palin, estão entre os mais seguros. Os cibercriminosos frequentemente usam esses nomes para atrair as pessoas para sites que, na realidade, estão infestados de softwares mal-intencionados. Aqueles que procuram os vídeos ou as fotos mais recentes podem acabar tendo seus computadores invadidos por malwares, em vez de encontrarem simplesmente conteúdo inofensivo.
“Este ano, os resultados da pesquisa foram menos alarmantes em comparação aos anos anteriores, mas ainda há riscos”, afirma Dave Marcus, pesquisador de Segurança do McAfee Labs. “Por meio da disponibilização de informações e de ferramentas como a classificação de sites do McAfee® SiteAdvisor®, os consumidores estão cada vez mais atentos às pesquisas on-line.”
Os cibercriminosos, entretanto, utilizam técnicas cada vez mais sorrateiras. Atualmente, eles ocultam conteúdo mal-intencionado em locais “reduzidos”, como URLs abreviadas, que podem se espalhar de maneira viral por redes sociais, como o Twitter, sem se restringir a sites ou downloads.
As buscas por Cameron Diaz têm 10% de chance de levar a um site mal-intencionado. A pesquisa da McAfee concluiu que, em 10% dos casos, procurar por fotos e conteúdos mais recentes relativos à atriz pode levar a um site portador de ameaças on-line, como spyware, adware, spam, phishing, vírus e outros tipos de malware.
Os fãs que pesquisam “Cameron Diaz” ou “Cameron Diaz e downloads”, “Cameron Diaz e protetores de tela”, “Cameron Diaz e wallpaper”, “Cameron Diaz e fotos” e “Cameron Diaz e vídeos” correm o risco de se deparar com ameaças on-line desenvolvidas para roubar informações pessoais. Ao clicar nesses sites perigosos e baixar arquivos como fotos, vídeos e protetores de tela, os usuários e consumidores ficam expostos ao risco de baixar vírus e malware.
O estudo tem como base a classificação de sites do software SiteAdvisor, que indica os sites nos quais é arriscado pesquisar nomes de celebridades e calcula a porcentagem de riscos no geral. A seguir, apresentamos uma lista com as dez principais celebridades do estudo deste ano, com as maiores porcentagens de risco.
Ranking de celebridades:
1. Cameron Diaz – os usuários que pesquisam o nome da atriz têm 10%
de chance de acessar um site perigoso. Atualmente, ela foi destaque em filmes de grande bilheteria: “Encontro Explosivo” e “Shrek para Sempre”. Quando as palavras-chave “Cameron Dias e protetores de tela” foram inseridas, 19% dos sites foram identificados como portadores de downloads mal-intencionados.
2. Julia Roberts – a consagrada atriz é uma das queridinhas da América e logo estará em destaque no futuro lançamento de “Comer, Rezar, Amar”. O risco geral de pesquisar o nome da atriz é de 9%. No entanto, pesquisar “Julia Roberts e downloads” gera uma taxa de 20% de risco de baixar uma imagem, um wallpaper ou outro arquivo infestado de malware.
3. Jessica Biel – a celebridade mais perigosa do ano passado caiu duas posições. Este ano, as pesquisas contendo seu nome levaram a menos sites perigosos. Jessica continua a ser destaque por seu relacionamento conturbado com Justin Timberlake, além de por ter participado do filme “Esquadrão Classe A” em junho de 2010. Apesar de o risco de pesquisa geral ser de 9%, as palavras-chave “Jessica Biel e protetores de tela” geram uma taxa de 17% de risco de acessar um site perigoso.
4. Gisele Bündchen – a supermodelo mais bem paga do mundo subiu duas posições em relação ao ano passado. Os usuários que pesquisam “Gisele Bündchen e protetores de tela” têm 15% de chance de ter seus computadores invadidos por spyware, malware ou vírus.
5. Brad Pitt – o ator normalmente é destaque com notícias sobre seus filmes e sua vida pessoal. Não é de se admirar que esse grande homem tenha confirmado presença nesta lista nos três últimos anos. Este ano, ele subiu cinco posições. Baixar fotos, protetores de tela e outros arquivos de Brad pode levar seu computador a sites com adware ou spyware.
6. Adriana Lima – as pesquisas em busca de downloads dessa beldade brasileira podem direcionar os usuários a sites classificados como inadequados. Adriana Lima é conhecida por ser uma Victoria’s Secret Angel desde 2000.
7. Jennifer Love Hewitt e Nicole Kidman – as pesquisas com os nomes dessas estrelas de Hollywood levaram a um número equivalente de sites com downloads arriscados.
8. Tom Cruise – a recente performance do ator no MTV Awards e o filme “Encontro Explosivo” colocam Cruise entre os dez mais perigosos da lista.
9. Heidi Klum e Penélope Cruz – ambas estão frequentemente em destaque e compartilham a nona posição. Os cibercriminosos usam seus nomes para atrair pessoas para sites perigosos. Heidi é apresentadora de “Project Runway” e Penélope esteve recentemente em destaque por seu papel no filme “Sex and the City 2”. Além disso, espera-se que ela esteja no quarto filme da série “Piratas do Caribe”.
10. Anna Paquin – essa estrela de “True Blood” é tão perigosa na Web quanto nas telas. A pesquisa em busca de protetores de tela de Anna Paquin pode levar a downloads infestados de malware.
“Os cibercriminosos seguem os mesmos tópicos dos consumidores e criam armadilhas com base nas tendências mais recentes”, prossegue Marcus. “Ao navegar na Web a partir do computador ou do telefone, ou clicar nos links de sua celebridade favorita no Twitter, você deve fazer isso com segurança, assegurando-se de que esteja utilizando o software de segurança mais recente.”
Cuidado com as beldades da Victoria’s Secret! Três top models da Victoria’s Secret estão na lista das celebridades mais perigosas deste ano. As pesquisas em busca de downloads relacionados às belas Gisele Bündchen, Adriana Lima e Heidi Klum podem levar a uma grande porcentagem de sites perigosos.
Atletas perigosos
As celebridades do tênis Maria Sharapova e Andy Roddick ficaram em 13º e 14º lugares, respectivamente. A maior parte dos sites arriscados foi detectada em pesquisas de protetores de tela com esses atletas considerados muito sexy. Este ano, David Beckham ficou na 29ª posição e Tiger Woods, com o 33º lugar.
A “febre Bieber” não é perigosa
O ícone adolescente Justin Bieber ficou em um dos últimos lugares da lista, ocupando a 46ª posição. Recentemente, a jovem celebridade bateu recorde no YouTube, com mais visualizações que Lady Gaga (37ª). Outras jovens estrelas de Hollywood, como Miley Cirus (44ª) e Zac Efron (40ª), também apresentaram pesquisas relativamente seguras.
Obama e Palin ficam por último – o presidente Barack Obama (49ª posição) e Sarah Palin (50ª) não estão entre as personalidades mais perigosas. Eles ficaram com as últimas posições na pesquisa deste ano, apresentando uma queda em relação ao ano anterior.
Para evitar esses golpes, especialistas da McAfee recomendam que o usuário utilize uma tecnologia antiphishing que indique os sites não confiáveis ou suspeitos e não se esqueça de checar os endereços eletrônicos antes de enviar informações confidenciais, como, por exemplo, o software McAfee SiteAdvisor Plus:
(site em português: http://home.mcafee.com/Store/PackageDetail.aspx?pkgid=284 ).
O software exibe ícones vermelhos, amarelos e verdes na página de resultados de pesquisa. As cores indicam o nível de segurança dos sites. Ele também verifica a segurança dos links em aplicativos de e-mail e mensagens instantâneas, bloqueia sites perigosos, adiciona proteção antiphishing e ajuda os usuários a navegar, fazer compras e realizar transações bancárias pela Internet com mais segurança.
A plataforma SiteAdvisor Plus já vem com o software McAfee Total Protection (http://home.mcafee.com/Store/PackageDetail.aspx?pkgid=284), uma suíte de segurança abrangente com antivírus, antispyware, firewall e proteção de identidade. Os internautas também podem navegar com segurança por meio da barra de ferramentas Yahoo!. A ferramenta SearchScan mostra somente as classificações de sites “vermelhos”, que possivelmente contêm downloads perigosos como OU com? vírus, spyware e outros softwares nocivos.
Para obter informações sobre as mais recentes ameaças e dicas para navegar com segurança, visite o McAfee Security Advice Center (http://home.mcafee.com/AdviceCenter/Default.aspx?eid=red_1) e a página do Facebook, no endereço www.facebook.com/mcafee<http://www.facebook.com/mcafee. Os interessados em obter mais detalhes a respeito do estudo, em inglês, devem acessar http://home.mcafee.com/most-dangerous-celebrities?eid=red_1.
Sobre a tecnologia McAfee® SiteAdvisor®
A tecnologia McAfee SiteAdvisor protege os usuários contra sites mal-intencionados e explorações do navegador, além de notificá-los a respeito de sites com possíveis vulnerabilidades detectadas pela McAfee. A tecnologia SiteAdvisor testa e classifica quase todos os sites com tráfego da Internet. Ele utiliza ícones vermelhos, amarelos e verdes para indicar o nível de risco dos sites.
A classificação de sites do SiteAdvisor é gerada pelo uso de tecnologias avançadas patenteadas para conduzir testes automatizados de sites. O software McAfee SiteAdvisor pode ser baixado de maneira rápida e gratuita no endereço www.mcafee.com/siteadvisor<http://www.mcafee.com/siteadvisor. O software SiteAdvisor funciona nos navegadores Internet Explorer e Firefox.