Assessoria de Imprensa é uma das atividades mais tradicionais e relevantes da comunicação no serviço público. Área responsável por gerenciar os fluxos de informação entre organizações e imprensa, está sendo continuamente aperfeiçoada e exigida, a partir da maior inserção das organizações no debate público, na exigência de prestação de contas e na interlocução com diferentes públicos de interesse.
Como conseqüência, temos acompanhado o crescimento contínuo deste mercado, mantendo-se como ótima oportunidade profissional. Cada vez mais, instituições de áreas e objetivos diversos demonstram interesse em manter uma excelente relação com os meios de comunicação de massa e consolidar uma boa imagem pública.
Mas se por um lado o mercado apresenta-se em franca expansão, por outro mostra-se cada vez mais competitivo e profissionalizado. Boa formação acadêmica e experiência em órgãos de comunicação são importantes, mas insuficientes. O profissional atua cada vez mais em atividades complexas e diversificadas, que demandam transparência, planejamento, gestão de pessoas e processos, avaliação, capacidade de gestão de crises e permanente monitoramento do ambiente em que atua.
Não basta saber fazer um bom release e atender a jornalistas. A assessoria de imprensa na área pública hoje possui exigências relacionadas a planejamento, capacitação de fontes, avaliação, segmentação e internet. É preciso conhecer as peculiaridades e possibilidades do trabalho de assessoria de imprensa.
Objetivos
Abordar aspectos práticos do trabalho de assessoria de comunicação: o que é uma assessoria, como se estrutura, questões críticas no trabalho de assessoria, como lidar com jornalistas e fontes, media training, gestão de crises e novas mídias.
Benefício aos participantes
O aluno deverá deixar o curso com uma visão ao mesmo tempo abrangente e consistente da realidade de uma assessoria de comunicação. Ou seja, um curso completo de iniciação no assunto, administrado por profissionais com larga experiência, e que busca não apenas oferecer uma reflexão sobre o tema como também propor e discutir práticas eficientes visando qualificar a relação entre organização, fontes e jornalistas.
Programa
Parte 1
1. Comunicação governamental, síntese histórica
2. Evolução histórica da Assessoria de Imprensa em governos
3. Tendências em Assessoria de Imprensa na área pública
4. Questões críticas no relacionamento Assessores, Jornalistas e Autoridades
5. Capacitando porta-vozes
6. Agir estratégico em Assessoria de Imprensa na área pública
7. Discussão de questões apresentadas pelo grupo
Parte 2
8. Comunicação nas Organizações Públicas: Gestão de Riscos e Emergências
9. Governo e situações críticas com a imprensa
10. A relação da Assessoria com a Organização Pública (Porta-vozes)
11. Mídias tradicionais x novas: repensando as práticas em assessoria de imprensa no setor público
12. Discussão de questões apresentadas pelo grupo
Informações gerais
Data: 20/11/2010
Horário: 9:00 às 18:00 horas
Dia da Semana: sábado
Local: Av. Angélica, 1761 – 2° andar – Higienópolis
Cidade: São Paulo
Telefones: (11)2359-4871/72
Valores:
Associado: R$600
Não associado: R$830