Como parte das atividades alusivas à Semana do Autista, o Poder Legislativo Municipal convidou a equipe de Coordenação Inclusiva da Semed, que trabalha com crianças e jovens autistas em Ji-Paraná (RO), para expor o trabalho desenvolvido no município. A iniciativa da vereadora Márcia Regina (PT) oportunizou a professora e comunicóloga Nádia Cristina a utilizar a tribuna do parlamento municipal e entregar um modelo de Projeto de Lei a Câmara Municipal visando assegurar mais qualidade de vida e inclusão social aos portadores de autismo.
Nádia argumentou que os Poderes Constituídos ainda estão distantes deste problema e que o País não oferece condições para o atendimento dos autistas.
Conforme a coordenadora, a ausência de unidades específicas para o atendimento ao autista na saúde e na educação e a falta de capacitação de profissionais como professores, pedagogos, psicólogos, assistentes sociais e fonoaudiólogos é um dos grandes entraves para proporcionar um atendimento mais digno a essas crianças e jovens.
A professora relatou que outra dificuldade enfrentada é a falta de informação sobre o autismo na sociedade. A pessoa portadora de autismo acaba afetando todo um ciclo de pessoas que a cerca e na maioria das vezes, a própria família não possui informações que possam auxiliar neste convívio. A partir deste momento de convívio difícil entre as pessoas próximas, surge toda a desconstrução da cidadania para a vida do autista. Uma vez que o portador desta doença, apresenta distúrbios que afetam áreas específicas como a comunicação e a socialização. “Os autistas são pessoas que possuem uma forma diferente de sentir e perceber o mundo, especialmente um modo diferenciado de se relacionar. Muitas vezes não entendendo nossas complicadas normas sociais”, explica.
Após as explanações a Câmara Municipal de Ji-Paraná homenageou com Moção de Aplauso os profissionais e colaboradores da Coordenação Inclusiva da SEMED que trabalham com os autistas. Foram homenageados as profissionais: Nádia Cristina Rodrigues da Conceição, Ana Maria da Silva Oliveira, Márcia Pereira de Souza, Dalva Rosa da Silva Paiva, Maria Cecília Correa de Souza Ribeiro, Francisca Eliúna da Silva, Eunice Martins da Silva, Flávia Regina Stur. Voluntários: Érica da Silva Rodrigues Costa, Zélia Martins de Oliveira, Luan Enrique Oliveira Santos, Cléria Maria Alcântara Cordeiro, Carla Daniele Santos Moscoso Meguro, Edna Raimunda dos Santos Moscoso, Ranilda Santana Neves, Fabiana Ribeiro Pinheiro, Gustavo Henrique Bettero Pereira, Geani Batista de Oliveira Moura. A moção foi entregue pela vereadora Márcia Regina que propôs a homenagem em reconhecimento ao trabalho desenvolvido pela equipe em Ji-Paraná.