Botox em creme – o Inbravisa – Instituto Brasileirod Auditoria em Vigilância Sanitária, informa que um novo tratamento promete agitar as clínicas de estéticas nos próximos meses: a toxina botulínica em creme. A novidade deve chegar ao Brasil no segundo semestre de 2010, após aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).
A toxina botulínica em creme tem a mesma finalidade do produto injetável, com a vantagem do paciente não sentir a dor da picada. Reduz marcas de expressão, pés de galinha e as pequenas linhas ao redor dos lábios.
O produto propicia a aplicação tópica e penetra facilmente na pele.
O Revance, como o tratamento é conhecido, paralisa a musculatura superficial da pele, e em apenas seis horas é possível notar algum efeito.
O produto pode ser usado também para controlar o suor em axilas, mãos e pés, e está em fase final de aprovação pela Food and Drugs Admnistration (FDA).
Gerencia de Comunicações INBRAVISA
ALLERGAN ESCLARECE SOBRE O POSSÍVEL LANÇAMENTO DE UMA TOXINA BOTULÍNICA TIPO A PARA USO TÓPICO NO BRASIL
Com intuito de colaborar com mais informações sobre a atuação da toxina botulínica tipo A e esclarecer as diferenças entre um tratamento injetável com a toxina botulínica tipo A em relação aos cremes tópicos que prometem efeito similar ao tratamento injetável, a Allergan, empresa que produz e comercializa BOTOX®, gostaria de esclarecer:
– BOTOX® é uma marca registrada e licenciada em todo o mundo pela Allergan Inc., empresa mundialmente responsável pela fabricação e comercialização de BOTOX®. Desta forma, BOTOX® não é uma terminologia genérica para referir-se à toxina botulínica tipo A, mas sim uma marca registrada do medicamento comercializado pela Allergan.
– BOTOX® é a marca comercial de toxina botulínica tipo A mais estudada e utilizada em todo o mundo para indicações cosméticas e terapêuticas. A aplicação de BOTOX® é realizada através de injeções diretamente nos músculos que se deseja tratar. Desta forma, BOTOX® atua diretamente na terminação nervosa, bloqueando a liberação da acetilcolina e provocando um relaxamento muscular temporário.
– Os cremes tópicos são aplicados superficialmente na pele e ali atuam. Isso significa que um creme atua superficialmente sob a pele, melhorando sua hidratação e aspecto, mas nunca diretamente no músculo, pois não pode ser absorvido para atuar nesta profundidade. Favor observar esquema abaixo.
– Fica evidente que os cremes e a toxina botulínica tipo A atuam de forma totalmente diferentes e portanto, nenhum creme é capaz de atuar diretamente na terminação nervosa, e desta forma, produzir efeitos similares aos obtidos com a aplicação da toxina botulínica tipo A.
– A Allergan é uma empresa que investe fortemente em pesquisa e desenvolvimento com o uso da toxina botulínica tipo A e, de acordo aos estudos científicos, não acredita que uma apresentação tópica possa consistentemente penetrar na pele e produzir o efeito esperado com sua aplicação injetável.