“A adesão do município ao Selo UNICEF vai impulsionar a implementação e a consolidação das metas e mecanismos estabelecidos no Estatuto da Criança e do Adolescente, além de fomentar e fortalecer uma prática de monitoramento da situação das crianças e dos adolescentes em municipal”. A avaliação é da vice-prefeita de Cacoal (RO), médica Raquel Carvalho, que sempre defendeu um pacto pela valorização da infância.
A partir da adesão, o município de Cacoal, será capacitado, avaliado e receberá guias de orientação para o planejamento e o desenvolvimento de ações voltadas para o alcance de objetivos em 3 eixos: Impacto Social, Gestão de Políticas Públicas e Participação Social com a finalidade de obter a certificação do Selo UNICEF Município Aprovado – Edição 2009/2010.
De acordo com a vice-prefeita, o comprometimento público do executivo e segmentos organizados da sociedade com os avanços nas políticas de atendimento a infância e adolescência terá como resultado uma sociedade mais justa para com suas crianças. “A iniciativa nos impõe novos desafios que precisarão ser superados por toda a sociedade”.
Por fim, Raquel Carvalho falou sobre a importância da participação social e fóruns comunitários enfatizando que o Estatuto da Criança e do Adolescentepreconiza todas estas ações e que Cacoal precisa agir com projetos bem definidos para que haja mais investimentos na ação social e educação.“As crianças e adolescentes não podem continuar nas ruas sem amparo e proteção, precisamos de mais ação.”