Período do evento é um dos mais importantes para a rede hoteleira da cidade. Número de empregos diretos chega a 2 mil. Estimativa é que evento “injete” mais de R$ 10 milhões na economia local.
Considerada a maior micareta do estado de São Paulo e uma das cinco maiores do país, o Carnabeirão, além de levar os mais importantes nomes do axé para Ribeirão Preto levando o nome da cidade para todo país, também aquece a economia do município. Responsável por cerca de 2 mil empregos diretos e 4 mil indiretos no período o evento também movimenta setores como hoteleiro, transporte, alimentação, lazer e serviços.
O economista José Rita Moreira, do Instituto de Pesquisa e Tecnologia de Ribeirão Preto, estima que mais de R$ 10 milhões serão “injetados” na economia local por conta do Carnabeirão. Segundo Moreira, neste ano considerando o ambiente econômico mais favorável o sucesso e a movimentação econômica pode ser ainda maior do que nos anos anteriores.
A rede hoteleira é uma das mais “atingidas” pelo evento. De acordo com o presidente do Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Ribeirão, Carlos Frederico Marques, a média de ocupação dos 50 hotéis da cidade chega a 70% no período do Carnabeirão, enquanto na maioria do ano este índice não passa de 45%. “É um momento muito importante para os hotéis e que reflete diretamente também em todo comércio”, explica Carlos.
De acordo com Lian Chen, diretor do Taiwan Hotel, o Carnabeirão é um dos principais períodos para a rede hoteleira de Ribeirão Preto. “Em termos de entretenimento o Carnabeirão é o evento que mais movimenta a rede hoteleira da cidade”, explica Chen. O Taiwan Hotel está com seus 80 apartamentos já reservados para a data há dois meses. Outros hotéis, como o Araucária, possuem vagas mas a movimentação já é grande: “Nas próximas duas semanas acreditamos que nossas vagas já serão preenchidas. Em todas as edições do Carnabeirão trabalhamos com 100% de ocupação”, explica Aurélio Andriolo Neto coordenador comercial do Araucária Plaza.
Outro setor bastante “aquecido” é o de transportes. No período do evento, todos os 50 carros e motoristas da empresa Santa Cruz Rádio Táxi trabalham exclusivamente com o Carnabeirão. “Este é um dos períodos mais importantes e rentáveis do ano para os taxistas. Trabalhamos 24 horas revezando turnos somente atendendo a demanda do Carnabeirão. São pessoas que estão indo e voltando do evento e também turistas que vieram para a micareta e aproveitam para conhecer e passear pela cidade”, explica Edson da Silva Gomes, gerente operacional da empresa. Já no setor de alimentação e comércio o impacto também é grande. “Nosso movimento aumenta 100% na época do Carnabeirão o que é ótimo para o nosso comércio”, diz Rozelaine Gui, gerente do Klebão Lanches.
Por sua importância para o turismo e a economia da região, o Carnabeirão faz parte do calendário oficial do Estado de São Paulo e da cidade de Ribeirão Preto. “O Carnabeirão é hoje um dos principais eventos da cidade, trazendo diversos benefícios como geração de empregos. Por isso, a secretaria do turismo apóia institucionalmente a micareta”, diz o Secretário de Turismo de Ribeirão Preto Humberto Pereira Lima.
Programação
Cinco grandes bandas de axé estão na programação do Carnabeirão deste ano que também receberá artistas regionais. Na sexta-feira, dia 09, o evento recebe pela primeira vez Jammil e Uma Noites e Tomate “puxando” os foliões no trio elétrico. Também na sexta se apresenta a dupla sertaneja Tom & Arnaldo. No sábado, dia 10, é a vez de Banda Eva e Chiclete com Banana, além de Jana Lima. NO domingo, dia 11, sobem nos potentes trios elétricos: Chiclete com Banana, Ivete Sangalo e João Lucas & Matheus.