De acordo com a SOMAR Meteorologia, isso acontece por causa de uma frente fria que está passando pelo Oceano e cujas instabilidades se associaram a instabilidades vindas do interior do continente. Além disso, há a formação de sucessivos ciclones extratropicais e frentes frias sobre a Região, o que gera bastante chuva. As áreas com maior acumulado são o oeste e norte paulistas, o oeste mineiro, o Vale do Paraíba e o Rio de Janeiro, com acumulados que ultrapassam os 50mm. Apesar das chuvas, faz calor, com temperaturas chegando próximas dos 30°C em algumas cidades. Apenas na Faixa Leste de São Paulo as temperaturas ficam mais amenas, pois o sol pouco aparece.
Segundo a SOMAR, na quarta-feira persistem as pancadas de chuva, mas elas perdem força na maior parte da Região. A área com maior acumulado é o norte de Minas, próximo de Ipatinga. As temperaturas seguem altas, entre 25°C e 30°C na maior parte da Região. Chegam a 33°C em Montes Claros-MG.
As pancadas seguem atingindo todos os Estados da Região Sudeste até o domingo. São esperadas pancadas rápidas, mas que podem gerar grandes acumulados. Apesar da chuva, as condições se aproximam mais do verão: faz sol, calor e chove no final do dia.