No decorrer da segunda-feira ainda há previsão de temporais e ventos de até 70km/h no centro-norte gaúcho, Santa Catarina e grande parte do Paraná. De acordo com os meteorologistas da Somar, apenas no centro-sul gaúcho o avanço de uma massa de ar frio favorece aberturas de sol até o fim do dia. Por conta da grande cobertura de nuvens e da massa de ar frio as temperaturas não sobem muito, especialmente entre os Estados gaúcho e catarinense; já em partes do norte do Paraná o tempo fica abafado em algumas cidades.
O destaque da terça-feira é o avanço de uma massa de ar frio que irá provocar declínio acentuado das temperaturas na Região, especialmente na fronteira com o Uruguai, onde a mínima pode chegar a 7°C. No decorrer do dia o sol aparece em boa parte da Região e ameniza a sensação de frio da manhã, mas as máximas não passam dos 23°C na maior parte dos três Estados. A frente fria deixa algumas instabilidades que provocam chuvas fracas apenas no norte, nordeste e leste do Paraná.
De acordo com o meteorologista Fábio Feltrim, até pelo menos o dia 2 de maio, o tempo continuará predominantemente seco na Região Sul. A exceção fica para o extremo oeste dos três Estados, onde a propagação de áreas de instabilidade vindas da Argentina e do Paraguai aumentam as chances de chuvas irregulares durante este período, mas não há previsão de temporais.