A região amazônica foi a que teve o maior volume de precipitações nas últimas 24 horas, porém os acumulados foram relativamente baixos, oscilando em torno dos 30mm. Segundo a SOMAR Meteorologia, as precipitações estão bem irregulares por todo o Brasil, mas na Região Norte a disparidade está muito grande. Isso porque, muitas cidades têm apresentado volume de chuva bem abaixo da média e outras bem acima para esta época do ano.
Um desses casos, é a cidade Manicore, que fica no sul do Amazonas, próximo a margem do Rio Madeira, a qual recebeu 120mm de precipitação durante os 25 dias deste mês, porém a média é de 210mm. Já em Presidente Figueiredo, ao norte de Manaus, recebeu 150mm de chuva, onde a média é 90mm, ou seja, cerca de dois terços acima da média de Outubro.
A grande preocupação é o processo de vazante dos rios, que já registram marcas históricas como no caso do Rio Negro. Porém, a cidade de Barcelos, onde se encontra a Bacia do Rio Negro já registrou um volume três vezes maior de chuva para o mês de Outubro, mas ainda não foi o suficiente para reverter a seca na região.