As instabilidades no Sul do país começam a dar origem a uma frente fria que provoca chuvas desde o norte do Rio grande do Sul até o sul de São Paulo neste sábado (22). Segundo a SOMAR Meteorologia, uma massa de ar polar se aproxima e com isso as temperaturas começam a entrar em declínio no Sul do país.
Uma área de baixa pressão junta-se a uma frente fria no Sul, esse novo sistema causa chuvas no norte do Rio Grande do Sul e em boa parte de Santa Catarina e do Paraná. A entrada dessa massa de ar polar deixa a temperatura máxima baixa na maior parte da Região.
No Sudeste, a passagem da frente fria muda o tempo entre São Paulo, Rio de Janeiro e o oeste e sul de Minas Gerais. O sistema causa chuva forte a qualquer hora do dia e muitas trovoadas. Já no Espírito Santo, o sol e o calor predominam.
No Centro-Oeste, o sistema avança rapidamente, trazendo chuva generalizada para boa parte de Mato Grosso do Sul e de Goiás e para todo o Mato Grosso. Apesar de generalizada, a chuva deverá provocar baixo acumulado para a maior parte das cidades. Ainda faz calor, porém não há previsão de máximas extremamente elevadas na maior parte da Região.
Na Região Nordeste, a distribuição da chuva permanece inalterada no sábado, começando na costa entre a Bahia e Pernambuco, avançando para norte até quase a costa do Piauí e terminando no noroeste da Bahia. Faz frio pela manhã no sul da Bahia, com mínima entre 11°C e 13°C, já à tarde, o calor predomina em toda a Região Nordeste. A chuva também atinge boa parte da Região Norte, com exceção do Amapá e norte do Pará. Mesmo com a chuva em boa parte da Região Norte, o calor predomina.