Chuva forte castiga sertão de Pernambuco – segundo a Climatempo, a frente fria que está no litoral da Bahia será reforçada nas próximas 48 horas, mantendo as condições para muita chuva até a próxima segunda-feira. A chuva caiu pesada na madrugada desta quinta-feira em áreas do sertão de Pernambuco. Em Floresta choveu quase 134 milímetros entre 23 horas de ontem e 4 horas da madrugada de hoje. A chuva foi muito forte entre à meia-noite e 2 horas da manhã acumulando 129 milímetros. O temporal em Floresta foi consequência de uma grande mudança no tempo que está ocorrendo no nordeste. A umidade aumentou muito por toda a região com o deslocamento de uma frente fria para o litoral da Bahia e a mudança na circulação dos ventos nos níveis elevados da atmosfera. As condições meteorológicas nesta quinta-feira estão favoráveis a ocorrência de chuva forte e volumosa em várias áreas do sertão nordestino, na Bahia, no interior do Piauí e do Maranhão. A frente fria que está no litoral da Bahia será reforçada nas próximas 48 horas, mantendo as condições para muita chuva por quase todo o nordeste até a próxima segunda-feira.
Frente fria deixa o tempo instável na Bahia – de acordo com a Climatempo Meteorologia, o risco de temporais é alto nos próximos dias. O tempo mudou em Salvador de ontem para hoje. A nebulosidade aumentou muito por conta de grandes áreas de instabilidade que estão crescendo sobre a Bahia. Às 11 horas, o céu estava quase todo nublado. A temperatura era de 31ºC no aeroporto local. Várias localidades da Bahia já tiveram chuvas moderadas a fortes desde a tarde de ontem e hoje pode chover forte hoje também em Salvador.O tempo ficou mais instável em toda a Bahia, com a chegada de uma frente fria ao litoral baiano. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, até as 10 horas da manhã de hoje, a região de Barreiras acumulava 55 milímetros de chuva. Em Barra já havia chovido 27 milímetros de ontem para hoje. A região de Una e de Ipiaú acumulavam 26 milímetros e em Vitória da Conquista choveu 19 milímetros. Toda a Bahia deve ficar em alerta para o risco de chuvas intensas, pelo menos até o domingo que vem. A frente fria que já está no litoral baiano será reforçada nas próximas 24 horas. A chuva excessiva poderá causar transtornos na região de metropolitana de Salvador. A frente fria que está no litoral da Bahia ajuda a manter o tempo instável sobre o Nordeste. Toda região terá um fim de semana com muitas nuvens e pancadas de chuva. O Recôncavo e o litoral baiano, De acordo com os meteorologistas da Climatempo, a Chapada Diamantina e todo o sul da Bahia ficam com o tempo instável até o sábado (11). Chuvas fortes e volumosas podem acontecer até o próximo domingo principalmente sobre a Bahia, nas áreas de sertão e no centro-sul do Maranhão e do Piauí.
Nuvens pesadas se espalham e a chuva aumenta no Tocantins – no fim de semana é alto o risco de chuva forte e volumosa em várias áreas, alerta Climatempo. O tempo ficou mais instável sobre o Tocantins de ontem para hoje. Nuvens pesadas se espalharam por todo o estado provocando chuvas e raios também na capital. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, choveu 26 milímetros entre 4 horas e 8 horas da manhã. A chuva persistia às 10 horas e a temperatura e a temperatura não havia passado dos 25ºC. Em Pedro Afonso, total de chuva acumulada chegava aos 30 milímetros, até as 10 horas de hoje. O estado do Tocantins segue a quinta-feira em alerta para o risco de chuva forte e volumosa, segundo a Climatempo Meteorologia. As nuvens carregadas que estão se formando sobre o estado são geradas pelo excesso de calor e de umidade, mas também por uma frente fria que chegou ao litoral da Bahia e reforça as áreas de instabilidade sobre o Tocantins. Além do Tocantins, o risco de chuvas fortes hoje é alto no centro-sul do Pará, no sul do Amazonas, Acre e Rondônia. Amanhã (10) e durante o fim de semana o ar úmido e quente favorece a formação de nuvens carregadas. Praticamente todas as áreas da região norte terão períodos de sol, muitas nuvens e várias pancadas de chuva ao longo do dia. O risco de chuva forte e volumosa é alto até o próximo domingo (12), sobre o Tocantins, centro-sul do Pará, Amazonas, Acre e Rondônia.
Sobre o Grupo Climatempo
O Grupo Climatempo é a maior empresa privada de meteorologia do país. Fornece, atualmente, conteúdo para mais de 50 retransmissoras nacionais de televisão, para rádios de todo o Brasil e para os principais portais. Com cerca de 1.100 clientes, a empresa atua principalmente em dois segmentos: o de agronegócios e o de meios de comunicação. Oferece também conteúdo meteorológico estratégico para empresas de moda e varejo, energia elétrica, construção civil, transporte e logística, além de bancos, seguradoras e indústrias farmacêutica e de alimentos. O Grupo é presidido pelo meteorologista Carlos Magno que, com mais de 23 anos de carreira, foi um dos primeiros comunicadores da profissão no país.