Climatempo – A exemplo da tarde de terça-feira, a madrugada e a manhã da próxima quarta-feira serão muito abafadas no litoral de São Paulo. De acordo com a Climatempo, por volta das 3 horas da tarde, a base aérea do Guarujá registrou 39ºC. Em Iguape, também no litoral sul, a temperatura chegou a quase 38ºC, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia. Mas este forte calor deve diminuir nos próximos dias. Uma frente fria vai chegar nesta quarta-feira e terá força para derrubar a temperatura no litoral paulista a partir de quinta-feira.
Os meteorologistas da Climatempo alertam para o risco de chuva e ventos fortes, além da queda de raios, a partir da tarde desta quarta-feira, quando a frente fria chega à região. Na quinta e na sexta-feira, o mar fica agitado e os ventos serão fortes, com rajadas de até a 70 km/h. Na sexta-feira, as ondas devem ter picos de 2 metros em várias praias paulistas. Por conta disso, a navegação deve ser evitada. O mar começa a baixar no sábado, mesmo assim as ondas poderão chegar a 1 metro e meio de altura. A chuva e a nebulosidade devem predominar nas praias de São Paulo até o domingo. Até lá, a temperatura deve ficar amena.
Segundo a Climatempo, com a chegada de uma frente fria vinda do sul do continente, todo o centro-sul do país está sujeito a temporais e ventos fortes até o fim da semana. Este novo sistema está associado a um ciclone extratropical que a partir desta quarta-feira provoca ventos fortes na costa da Argentina, do Uruguai e do Sul do Brasil. Os Estados de São Paulo e de Mato Grosso do Sul estarão mais sujeitos a temporais na quarta e na quinta-feira, por conta da passagem desta frente fria. No Rio de Janeiro e no centro-sul de Minas Gerais, o risco de temporais também aumenta, especialmente na quinta e na sexta-feira. Além da ocorrência de chuvas e ventos fortes, após a passagem desta frente fria está sendo esperada uma acentuada queda de temperatura nos Estados do Sul e nas áreas do Sudeste mais próximas à costa. Muitas áreas do Rio Grande do Sul e de parte do interior de Santa Catarina, poderão amanhecer a quinta-feira com temperaturas em torno dos 10°C, com possibilidade de frio ainda mais intenso nas regiões serranas.
Dados Climatempo indicam que o ar polar também vai baixar a temperatura no Paraná e em várias áreas de São Paulo, do Estado do Rio de Janeiro e do centro-sul de Minas Gerais. Em São Paulo, a queda da temperatura começará a ser sentida durante a quinta-feira, porém será mais intensa na sexta-feira, quando a Grande São Paulo poderá registrar temperatura mínima entre 16°C e 18°C. As temperaturas amenas devem persistir durante o fim de semana e até meados da semana que vem, quando volta a esquentar rapidamente.
Sobre o Grupo Climatempo – O Grupo Climatempo é a maior empresa privada de meteorologia do país. Fornece, atualmente, conteúdo para mais de 50 retransmissoras nacionais de televisão, para rádios de todo o Brasil e para os principais portais. Com cerca de 1.100 clientes, a empresa atua principalmente em dois segmentos: o de agronegócios e o de meios de comunicação. Oferece também conteúdo meteorológico estratégico para empresas de moda e varejo, energia elétrica, construção civil, transporte e logística, além de bancos, seguradoras e indústrias farmacêutica e de alimentos. O Grupo é presidido pelo meteorologista Carlos Magno que, com mais de 23 anos de carreira, foi um dos primeiros comunicadores da profissão no País.