Climatempo – uma grande frente fria avança sobre o Sudeste do Brasil trazendo chuva e ventos de origem polar que vão derrubar a temperatura nos próximos dias em grande parte da Região. De acordo com a Climatempo, o sistema começa a baixar o calor em São Paulo já nesta quinta-feira, mas seus efeitos serão sentidos com maior intensidade na sexta-feira e no fim de semana.
Dados Climatempo alertam que No Rio de Janeiro, a temperatura começa a cair apenas na sexta-feira, quando os termômetros não devem chegar aos 30º. O cenário do fim de semana carioca deve ser com céu nublado, chuva e um leve vento frio. O mar fica bem agitado na sexta-feira, com ondas de até dois metros e meio de altura, mas o o oceano baixa ainda no fim de semana. Para Belo Horizonte, a previsão é de diminuição do calor também na sexta-feira e um fim de semana fresco, com períodos de sol e pancadas de chuva. Os capixabas de Vitória terão calor forte até a sexta-feira, mas o fim de semana será com chuva e queda de temperatura.
A Climatempo informa que mesmo com a expectativa de esfriamento, os números finais de fevereiro serão pouco alterados. Na maioria das áreas, o mês será muito mais quente do que o normal e com quantidade de chuva bem abaixo da média. Pelas medições do Instituto Nacional de Meteorologia no Mirante de Santana, na zona norte de São Paulo, a média das temperaturas máximas registradas até o dia 23 estava 31,7º, quase quatro graus acima da média. Durante a madrugada, a média das temperaturas mínimas está em 21,6º, valor 2,6 graus acima do normal.
O Rio de Janeiro também tem registrado calor acima do normal. Em fevereiro, temperaturas acima dos 40ºC foram registradas seis vezes, um número histórico. Até o dia 23, a média do mês é de quase 38ºC. Uma das conseqüências é o ar carioca estar oito vezes mais quente do que o normal. Dados Climatempo informam que em Belo Horizonte e em Vitória, o sol forte e o calor de fevereiro também viraram rotina. Até o dia 23 de fevereiro, a média das temperaturas máximas nas capitais mineira e capixaba estava quase dois graus acima do normal.
Sobre o Grupo Climatempo – O Grupo Climatempo é a maior empresa privada de meteorologia do país. Fornece, atualmente, conteúdo para mais de 50 retransmissoras nacionais de televisão, para rádios de todo o Brasil e para os principais portais. Com cerca de 1.100 clientes, a empresa atua principalmente em dois segmentos: o de agronegócios e o de meios de comunicação. Oferece também conteúdo meteorológico estratégico para empresas de moda e varejo, energia elétrica, construção civil, transporte e logística, além de bancos, seguradoras e indústrias farmacêutica e de alimentos. O Grupo é presidido pelo meteorologista Carlos Magno que, com mais de 23 anos de carreira, foi um dos primeiros comunicadores da profissão no País.