Climatempo – O ano de 2010 começou com muito sol, calor e quase sem chuva no Rio Grande do Sul. Mas desde a segunda-feira, os temporais voltaram a ocorrer no Estado causando novas tragédias. Grandes volumes de chuva foram registrados ao longo do Rio Jacuí e também no vale do Rio Pardo. No município de Estrela Velha, no vale do Rio Pardo, foram acumulados 300 milímetros de chuva entre 8 horas do dia 4 e 8 horas do dia 5 de janeiro, segundo dados da Defesa Civil do Rio Grande do Sul.
Volumes em torno de 100 milímetros também foram acumulados em outras áreas ao redor do Jacuí e do Rio Pardo. O resultado de um quantidade de chuva tão elevada foi a rápida elevação do nível do Jacuí, o que causou a destruição de uma ponte e de parte da rodovia RS-287, entre os municípios de Restinga Seca e Agudo. Dezoito pessoas foram arrastadas pela força das águas. A cabeceira de outra ponte, localizada na mesma rodovia a cerca de 2 km do desabamento também ruiu, prejudicando ainda mais o tráfego.
Climatempo Meteorologia informou que na madrugada desta quarta-feira, nuvens muito carregadas de outra frente fria se espalharam sobre o Rio Grande do Sul e provocaram mais temporais. Em Alegrete, na fronteira com o Uruguai, o Rio Ibirabuitã subiu rapidamente e transbordou. Dezenas de famílias tiveram que deixar suas casas. Um temporal caiu sobre a cidade Santo Ângelo, no oeste gaúcho. Às 9h da manhã desta quarta-feira ocorreram rajadas de vento de 74 km/h. Poucos minutos depois, o vento intensificou ainda mais e as rajadas chegaram a 133 km/h. É possível que tenha se formado um tornado.
Segundo a Climatempo, nesta quinta-feira, a frente fria avança pelo Sul do Brasil, se afastando do Rio Grande do Sul. A chuva deve cessar na fronteira com Uruguai. O sol reaparece, mas entre muitas nuvens. Em Porto Alegre e nas demais áreas do Rio Grande do Sul, o tempo permanece instável, com chuvas freqüentes. Ainda podem ocorrer chuvas volumosas. Os Estados de Santa Catarina e do Paraná também vão sentir o aumento da instabilidade nesta quinta-feira, devido a passagem da nova frente fria. Há risco de chuvas e ventos fortes no decorrer do dia nos dois estados, incluindo as capitais. As condições de chuva forte devem persistir na sexta-feira.
Sobre o Grupo Climatempo
O Grupo Climatempo é a maior empresa privada de meteorologia do país. Fornece, atualmente, conteúdo para mais de 50 retransmissoras nacionais de televisão, para rádios de todo o Brasil e para os principais portais. Com cerca de 1.100 clientes, a empresa atua principalmente em dois segmentos: o de agronegócios e o de meios de comunicação. Oferece também conteúdo meteorológico estratégico para empresas de moda e varejo, energia elétrica, construção civil, transporte e logística, além de bancos, seguradoras e indústrias farmacêutica e de alimentos. O Grupo é presidido pelo meteorologista Carlos Magno que, com mais de 23 anos de carreira, foi um dos primeiros comunicadores da profissão no País.