Climatempo – A irregularidade nas chuvas é a marca do Centro-Oeste em fevereiro. Enquanto em Cuiabá já choveu praticamente toda a quantidade média para todo o mês, Brasília não teve nem um décimo do esperado. A informação é da Climatempo. A capital mato-grossense registra 189 milímetros de chuva desde o dia primeiro, sendo que a média histórica para fevereiro é de aproximadamente 200 mm. Quase metade desse total (93 mm) caiu somente no sábado de carnaval.
Segundo dados Climatempo, o Mato Grosso do Sul também teve chuvas intensas nos últimos dias, devido à chegada de uma frente fria. Entre as 10h de segunda e as 10h de terça-feira, choveu 79 mm em Porto Murtinho, 48 mm em Rio Brilhante e Ponta Porã e 46 mm na capital Campo Grande. Já no Distrito Federal a situação é oposta. Por conta do El Niño, a capital federal soma apenas 17 mm, sendo que a média normal de chuva para o mês é de 215 mm, menos de 8% do total. Em janeiro a chuva já havia sido escassa, quando choveu 119 mm, menos de 50% da média histórica de 241 mm.
Sobre o Grupo Climatempo – O Grupo Climatempo é a maior empresa privada de meteorologia do país. Fornece, atualmente, conteúdo para mais de 50 retransmissoras nacionais de televisão, para rádios de todo o Brasil e para os principais portais. Com cerca de 1.100 clientes, a empresa atua principalmente em dois segmentos: o de agronegócios e o de meios de comunicação. Oferece também conteúdo meteorológico estratégico para empresas de moda e varejo, energia elétrica, construção civil, transporte e logística, além de bancos, seguradoras e indústrias farmacêutica e de alimentos. O Grupo é presidido pelo meteorologista Carlos Magno que, com mais de 23 anos de carreira, foi um dos primeiros comunicadores da profissão no País.