Climatempo – o próximo fim de semana será marcado por uma grande variação de temperatura em todo o país. De acordo com a Climatempo, estas mudanças vão acontecer por conta da chegada de uma enorme frente fria, que traz consigo uma massa de ar polar de forte intensidade. A principal consequência é a ocorrência de bastante frio, principalmente no centro-sul do país.
A temperatura nos estados do Sul despenca no sábado e mais ainda no domingo. Em São Paulo, no Rio de Janeiro, no sul de Minas Gerais, no Triângulo Mineiro, em Mato Grosso do Sul, no centro-sul e oeste de Mato Grosso, o ar polar será sentido com força especialmente no domingo, assim como em Rondônia e no Acre. Nas demais regiões o frio será mais sentido a partir de segunda-feira.
Chuva e vento fortes
A passagem desta grande frente fria poderá provocar chuvas e ventos fortes nesta sexta-feira e no sábado nos estados do Sul do Brasil. No sábado e no domingo, estes fenômenos poderão ocorrer numa grande área entre São Paulo, o norte do Rio de Janeiro, Belo Horizonte, o centro-sul de Goiás e de Mato Grosso, até no sul da região Norte. Brasília, o norte mineiro, o Espírito Santo e o Nordeste, começando pelo centro-sul da Bahia, vão sentir os efeitos da frente fria a partir de segunda-feira.
Mar agitado
Este fim de semana não será de praia no Sul do Brasil. Esfria muito, chove e, além disso, o mar vai ficar muito agitado, por conta dos ventos fortes polares. No litoral norte de São Paulo o sol pode aparecer no sábado de manhã, mas a partir da tarde do sábado, o tempo vira de vez. O mar vai subir no domingo.
No Rio de Janeiro, ainda var dar praia no sábado, mas não será com céu azul. No domingo, o tempo fecha. No Espírito Santo e no litoral do Nordeste, tem sol e calor no fim de semana e algumas pancadas de chuva.
Estradas
As mudanças no tempo no centro-sul do país vão exigir atenção redobrada nas estradas neste fim de semana. Muita gente vai viajar por conta do Dia das Mães. Além dos problemas causados pela chuva, névoas fortes e nevoeiro vão contribuir para a redução da visibilidade, especialmente em áreas serranas.
Qualidade do ar e umidade
A chuva e o vento causados pela passagem da frente fria vão melhorar a qualidade do ar, baixando a poeira. Com a chuva, os níveis de umidade do ar vão aumentar. Mas na semana que vem, o tempo seca de novo e os problemas recomeçam.
Sobre o Grupo Climatempo
O Grupo Climatempo é a maior empresa privada de meteorologia do país. Fornece, atualmente, conteúdo para mais de 50 retransmissoras nacionais de televisão, para rádios de todo o Brasil e para os principais portais. Com cerca de 1.100 clientes, a empresa atua principalmente em dois segmentos: o de agronegócios e o de meios de comunicação. Oferece também conteúdo meteorológico estratégico para empresas de moda e varejo, energia elétrica, construção civil, transporte e logística, além de bancos, seguradoras e indústrias farmacêutica e de alimentos. O Grupo é presidido pelo meteorologista Carlos Magno que, com mais de 23 anos de carreira, foi um dos primeiros comunicadores da profissão no País.