Climatempo – O verão é estação das águas e a época que mais chove na Grande São Paulo. Com o temporal da última madrugada, várias áreas da cidade amanheceram alagadas e intransitáveis. O verão começou oficialmente em 21 de dezembro e terminará no dia 20 de março. Até lá, tem muita água para cair. A chuva forte do dia 21 de janeiro é consequência da chegada de outra frente fria ao Estado de São Paulo. O ar muito quente que já era observado por todo o Estado colaborou para o crescimento das áreas de chuva.
Volumes de chuva entre 80 e 110 milímetros foram medidos por diferentes órgãos governamentais que monitoram as precipitações em São Paulo, em bairros das zonas centro, oeste e sul da capital e sobre o Grande ABC. Esses valores são muito elevados para qualquer lugar e em qualquer época do ano. A chuva foi menos volumosa na zona norte da cidade. Mesmo assim, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, o Mirante de Santana acumulou 44 milímetros. Praticamente toda a chuva caiu em uma hora, entre às 2 e 3 horas da madrugada.
As análises das condições meteorológicas Climatempo para os próximos dias continuam indicando o bloqueio da frente fria no litoral de São Paulo. Pelo menos até a segunda-feira, o tempo permanecerá muito instável, com chuvas frequentes na Grande São Paulo e também em áreas do interior e do litoral paulista. Não há expectativa de um novo temporal para esta sexta-feira, mas a chuva vai voltar volumosa durante o sábado.Nas vésperas do seu aniversário de 456 anos, a cidade de São Paulo quase que se transformou em uma grande ilha devido ao excesso de água nos rios e córregos que cortam a região e em todos os mananciais que a abastecem. Os rios e reservatórios estão no limite, cheios de água e podem transbordar com menos chuva do que a observada na madrugada desta quinta-feira.
Sobre o Grupo Climatempo
O Grupo Climatempo é a maior empresa privada de meteorologia do país. Fornece, atualmente, conteúdo para mais de 50 retransmissoras nacionais de televisão, para rádios de todo o Brasil e para os principais portais. Com cerca de 1.100 clientes, a empresa atua principalmente em dois segmentos: o de agronegócios e o de meios de comunicação. Oferece também conteúdo meteorológico estratégico para empresas de moda e varejo, energia elétrica, construção civil, transporte e logística, além de bancos, seguradoras e indústrias farmacêutica e de alimentos. O Grupo é presidido pelo meteorologista Carlos Magno que, com mais de 23 anos de carreira, foi um dos primeiros comunicadores da profissão no País.