Climatempo – Após dias seguidos de muito calor e recordes de temperatura em 2010, a região Sul do Brasil amanheceu neta segunda-feira (08/02) com forte chuva e temperatura mais amena. De acordo com a Climatempo, entre as 08h e às 9h, choveu 56 milímetros em Tramandaí, no litoral gaúcho. A chuva na Grande Porto Alegre chegou também ao amanhecer. Antes das 07h, os ventos na capital chegaram aos 58 km/h no aeroporto salgado Filho. Com as fortes pancadas no início do dia, algumas áreas de cidade ficaram alagadas. A tempestade aconteceu devido ao choque entre uma frente fria vinda da Argentina e a massa de ar quente que está em todo o Centro-Sul do país. De madrugada, a temperatura em Porto Alegre chegou aos 27 ºC.
Segundo a Climatempo, desde o início de fevereiro, a temperatura nas principais cidades gaúcha foi muito alta, com máximas variando entre 36ºC e 39ºC. Mas o calor deve diminuir. Porto Alegre e Canoas registravam 24ºC às 10h, enquanto nos últimos quatro dias a esta hora os termômetros já estavam em 30ºC. Os três Estados da região Sul devem receber temporais nos próximos dias. No Rio Grande do Sul, o risco é maior de quarta-feira até sábado. No Paraná e em Santa Catarina, a chuva forte deve começar amanhã e seguir até o fim da semana.
Sobre o Grupo Climatempo – O Grupo Climatempo é a maior empresa privada de meteorologia do país. Fornece, atualmente, conteúdo para mais de 50 retransmissoras nacionais de televisão, para rádios de todo o Brasil e para os principais portais. Com cerca de 1.100 clientes, a empresa atua principalmente em dois segmentos: o de agronegócios e o de meios de comunicação. Oferece também conteúdo meteorológico estratégico para empresas de moda e varejo, energia elétrica, construção civil, transporte e logística, além de bancos, seguradoras e indústrias farmacêutica e de alimentos. O Grupo é presidido pelo meteorologista Carlos Magno que, com mais de 23 anos de carreira, foi um dos primeiros comunicadores da profissão no País.
Climatempo meteorologia